Cinema

“Glass”, o filme que pode salvar a carreira de M. Night Shyamalan

É o terceiro filme da trilogia “Eastrail 177”, que começou com “O Protegido” e continuou com “Fragmentado”.
"Glass" estreia a 17 de janeiro em Portugal.

Mesmo antes de o milénio terminar, em 1999, M. Night Shyamalan explodiu com “O Sexto Sentido”, um filme que se tornaria um clássico e que foi nomeado para seis Óscares. No ano seguinte, o realizador indiano naturalizado americano lançava “O Protegido”.

Não teve maus resultados, mas ficou longe das receitas de bilheteira do anterior. Pouco tempo depois, o promissor realizador era descrito pela prestigiada “Newsweek” como “o novo Spielberg”.

O percurso de M. Night Shyamalan não foi assim tão brilhante. Acabou por fazer filmes que foram autênticos flops, tanto junto da crítica como do público. “O Último Airbender” e “Depois da Terra” talvez sejam os melhores exemplos. Correu tão mal que os últimos filmes de Shyamalan foram financiados com o seu próprio dinheiro, sem o apoio dos grandes estúdios.

O seu novo filme é “Glass”. Estreia esta quinta-feira, 17 de janeiro, e é o terceiro capítulo da trilogia “Eastrail 177”, que começou com “O Protegido” e continuou com “Fragmentado”, de 2017. Foi no final da história deste último que o público ficou a perceber que se tratava de uma trilogia.

Segundo a “Forbes”, o realizador de 48 anos teve de usar a sua fortuna — além de ter dado a sua casa como garantia — para conseguir os 17,5 milhões de euros que eram necessários para produzir o filme.

Nos últimos tempos falou-se de um certo renascimento para M. Night Shyamalan, por causa do sucesso da história de terror de “A Visita” e do thriller “Fragmentado”, que foram bastante bem recebidos.

Só que estes ainda foram bem mais complicados de concretizar. A “Forbes” diz que para fazer “A Visita”, Shyamalan teve de pedir um empréstimo de 4,3 milhões de euros dando como garantia a sua propriedade de 50 hectares no estado da Pensilvânia, nos EUA. Para que “Fragmentado” chegasse aos cinemas, teve de pedir outro empréstimo de 7,8 milhões de euros. Shyamalan queria mesmo que estes filmes chegassem ao público.

Em “Glass”, Elijah “Mr. Glass” Price (Samuel L. Jackson), David Dunn (Bruce Willis) e Kevin Wendell Crumb, também conhecido como The Beast (James McAvoy), vivem juntos no mesmo asilo psiquiátrico. É um espaço de reabilitação para pessoas perigosas que pensam que têm super poderes.

O realizador no cenário de “Glass”.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT