Cinema

Galeria Zé dos Bois recebe festival de cinema dedicado às artes

O evento arranca na quinta-feira, 16 de fevereiro, e vai ter exibições de 18 filmes portugueses e estrangeiros.

"Madman's Conspiracy" é um dos filmes que vai estar no evento

Desde que nasceu — em 1994 —, a Galeria Zé dos Bois, no Bairro Alto, em Lisboa, tem tido um percurso de agitação da vida artística da cidade ao acolher vários concertos, exposições e outras iniciativas culturais. Desta vez, vai receber o Festival Internacional de Filmes sobre Arte, que arranca esta quinta-feira, 16 de fevereiro, e se prolonga até domingo, dia 19.

Ao todo, serão exibidos 18 filmes, de realizadores portugueses e estrangeiros. O único ponto comum entre todos é que retratam o tema da arte.

A sessão de abertura, às 18 horas, é com o documentário polaco “Krag Kantora”, de Adrianna e Iwo Ksiazek, feito em 2015, sobre um grupo de jovens de Cracóvia que fazia arte clandestina — sobretudo teatro e pintura — quando a cidade estava ocupada pelos nazis, durante a Segunda Guerra Mundial.

O outro filme que faz parte da inauguração do evento chama-se “Tempestades — Ensaio de um Ensaio”, e foi feito pelo alemão Uli Decker. É sobre uma peça de teatro que foi encenada em Portugal por Bruno Bravo. O filme centra-se na relação entre um texto do dramaturgo britânico William Shakespeare e os atores que o interpretaram, muitos deles descendentes de africanos.

Um dos cinco filmes portugueses que vão estar no festival é “Pontas Soltas”, realizado por Ricardo Oliveira. É o documentário sobre as gravações do último álbum dos Capitão Fausto, a banda portuguesa de rock que editou o ano passado, e com sucesso, “Capitão Fausto Tem Os Dias Contados”. Vai ser exibido na sexta-feira, 17 de fevereiro, pelas 18 horas.

Outro dos destaques, do português Pedro Cadeira, foi gravado em Macau, na China. “Mio Pang Fei” foca-se na obra do pintor chinês com o mesmo nome e que foi censurado pelo governo de Mao Tsé Tung a partir dos anos 60. O filme pode ser visto na quinta-feira, dia 16, a partir das 20h45.

A programação completa pode ser consultada no evento de Facebook do festival. Os bilhetes estão à venda na Galeria Zé dos Bois e podem ser reservados pelo email reservas@nullzedosbois.org. Cada sessão tem o custo de 2€ e o passe geral que dá acesso a todos os filmes está à venda por 10€.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT