Cinema

Depois do adiamento, o cancelamento: Festival de Cannes não vai mesmo acontecer

A confirmação foi dada este domingo, 10 de maio, pelo diretor Thierry Frémaux. A razão é, obviamente, a pandemia de Covid-19.
Cate Blanchett na passadeira vermelha.

A edição de 2020 do Festival de Cinema de Cannes esteve marcada para os dias 12 a 23 de maio. Como seria de prever, foi adiada em março por causa da pandemia Covid-19. Na altura, a organização falava em várias possibilidades de reagendamento: uma delas seria adiar a edição para o final de junho ou início de julho de 2020.

No entanto, este domingo, 10 de maio, a organização confirmou a decisão final: o Festival de Cinema de Cannes não acontecerá mesmo em 2020. A confirmação foi dada por Thierry Frémaux, diretor do festival francês, numa entrevista a um jornal francês, citado pela “Lusa“.

Frémaux explicou que a direção do festival irá publicar, em meados de junho, a lista oficial dos filmes que seriam levados a concurso, se este acontecesse. Nela estão incluidos filmes que ainda vão ser lançados na primavera de 2021. Depois de publicar a lista dos filmes a concurso, a sua intenção é organizar “eventos nos cinemas”.

Isto significa que não haverá, como em outros casos, uma edição digital do festival – até porque não se pretende deixar os filmes apresentados este ano para a edição de 2021. “Vamos concentrar-nos em filmes que devem ser lançados nos cinemas e precisam do nosso apoio”, disse.

“Provavelmente, a seleção não será feita no formato usual que todos conhecemos na competição. Seria ridículo agirmos como se nada tivesse acontecido, mas queremos promover os filmes que vimos e adoramos”, explicou ainda o diretor do Festival de Cinema de Cannes.  

Frémaux disse ainda que será “impossível” reunir um júri este ano – e, muito menos, entregar prémios. É por isso que foi proposto ao realizador americano Spike Lee, que ia presidir ao júri nesta edição, assumir o mesmo papel no próximo ano. “Spike Lee disse-nos que ficaria, não importa o que acontecesse”.

Ainda não se sabe, portanto, quando acontecerá a próxima edição do Festival de Cinema de Cannes. Certo é que há 70 anos que não acontecia um adiamento.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT