Cinema

De Jason Bourne a “Aquaman”, os filmes que chegaram à Netflix e HBO

As plataformas têm novidades no catálogo. “Sala de Pânico” e “Instinto Fatal” também fazem parte da lista.
Todos os filmes da saga vão estar disponíveis este mês.

Mais do que nunca, o streaming é importante e relevante. E, por isso mesmo, uma das principais plataformas globais do mercado, a Netflix, viu os seus subscritores (e lucros) aumentarem exponencialmente nos últimos meses, enquanto o mundo se fechava em casa por causa da pandemia que vivemos.

Nunca foi tão fácil ver um filme ou uma série, entre outros conteúdos, e além das novidades que os serviços de streaming produzem, vale a pena prestar atenção às novas aquisições do catálogo — é por lá que se encontram clássicos, novos documentários ou especiais de stand-up comedy, entre outro tipo de formatos que nem sempre merecem um enorme destaque no interface das plataformas.

Neste artigo, portanto, não nos focamos nas novas séries e filmes originais das plataformas de streaming — vamos falar sobre esses outros conteúdos que merecem a nossa atenção desta vez.

“Aquaman” chegou à Netflix no sábado, 1 de agosto, e já é o filme mais visto do momento no serviço. Esta é a história das origens de Arthur Curry, um ser meio-humano, meio-aquático, oriundo da Atlântida. Esta foi a primeira produção em nome próprio da personagem da DC Comics. Curiosamente, o filme também é uma das novidades da HBO Portugal.

Ainda na Netflix, já pode ver produções como o clássico dos anos 90 “Instinto Fatal”; o filme de David Fincher “Sala de Pânico” (quando Kristen Stewart era uma adolescente); ou Joaquin Phoenix a fazer de Jesus Cristo em “Maria Madalena”, cuja personagem principal é interpretada por Rooney Mara.

Também pode assistir a “Bumblebee”, o filme centrado no carro amarelo dos “Transformers”. Esta é a história das origens de Bumblebee na Terra — o transformer amarelo que é um Camaro no primeiro filme e que aqui aparece como um carocha. Tudo começa em Cybertron, o mundo dos transformers, onde há uma batalha decisiva entre os autobots (os bons) e os seus inimigos decepticons (os maus).

O que acontece é que, no meio desta batalha, Bumblebee (na altura conhecido como B-127) é disparado para o norte da Califórnia em 1987 — e um decepticon consegue destruir-lhe a sua caixa de vozes (por isso é que ele fala através do rádio) e apagar-lhe a memória e o seu propósito na vida.

É aí que o autobot se torna um Volkswagen carocha. Ele é adotado — ou comprado no stand, vá — por uma adolescente chamada Charlie (Hailee Steinfeld), que o vai ajudar a adaptar-se ao planeta. 

Na Netflix pode ver ainda o filme de Penélope Cruz “De Olhos Abertos”; “Dupla Sedução”, comédia que tem Julia Roberts como uma das protagonistas; “RocknRolla: A Quadrilha”, que junta Gerard Butler a Idris Elba; e “Crank — Veneno no Sangue”, uma narrativa carregada de ação com Jason Statham. A 13 de agosto chega “Homem-Aranha: No Universo Aranha”.

Se estiver mais interessado nas novidades da HBO Portugal, vale a pena saber que a saga dos filmes de Jason Bourne chega à plataforma a 14 de agosto. A partir desse dia vai poder fazer uma maratona com “Jason Bourne”, “O Legado de Bourne”, “Ultimato”, “Supremacia” e “Identidade Desconhecida”.

O que já pode ver é “Síndrome de Estocolmo”, o filme que explica como é que esta condição — na qual uma vítima de rapto, ou um refém, começa a gostar do seu raptor ou a julgar que ele tem boas intenções e sabe o que é melhor para si — se tornou conhecida e passou depois a ser estudada. 

Tudo aconteceu, claro, em Estocolmo, a capital da Suécia, em 1973. Jan-Erik Olsson, um criminoso carismático fugido da prisão, entrou num banco com uma metralhadora e uma mala que continha uma faca, cordas e explosivos.

O cerco durou vários dias e diferentes reféns, com o tempo, passaram a estar do seu lado e a aproximarem-se emocionalmente do criminoso. Protegeram-no até Olsson ser detido — e chegaram mesmo a manter uma relação de amizade de vários anos depois de o crime ter ocorrido.

“O Terramoto”, “Legião”, “Árctico”, “Todos Sabem”, “I Kill Giants — Eu Mato Gigantes” ou “Step Up 3D” são outras das produções que já podem ser vistas na HBO Portugal.

“Uma Família à Beira de um Ataque de Nervos”, “Como Perder um Homem em 10 Dias”, “In Memoriam”, “Sideways”, “Stoker”, “Colateral”, “Um Reino Unido”, “O Homem que Inventou o Natal”, “A Vida Secreta de Walter Mitty”, “The Gallows — Maldição do Passado”, “No Coração do Mar”, “A Lenda de Tarzan”, “Sinais”, “Girls Night” e “Livre” são outros dos que vai poder ver ao longo deste mês de agosto na mesma plataforma de streaming.

Carregue na galeria para conhecer as principais séries de televisão que estreiam (ou regressam) neste mês.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT