Cinema

9 spots onde pode ver cinema ao ar livre durante as férias

“Cinema Paraíso”, “Sonic: O Filme” ou “Rocketman” são alguns dos filmes que estarão em exibição nas próximas semanas.
É habitual no verão, mas este ano ainda mais.

A pandemia trouxe um enorme problema aos cinemas portugueses (e não só, claro). O circuito internacional de estreias foi praticamente interrompido — e continua bastante afetado — e o público perdeu a confiança para regressar às salas.

Isso faz com que, por exemplo, tenha havido uma quebra do número de espectadores no mês de julho de cerca de 95,6 por cento, comparando com o mesmo período do ano passado. No mês de junho, quando as salas reabriram, os números foram ainda piores. As consequências da falta de receitas prolongada nesta indústria ainda estarão por averiguar.

O lado mais positivo desta realidade é que nos últimos meses têm-se multiplicado uma série de iniciativas de cinema ao ar livre — seja em formato drive-in, com os espectadores a verem o filme a partir do carro com o som a chegar via rádio; ou simplesmente num local aberto e com espaço (até para assegurar o necessário distanciamento social) com uma tela gigante instalada.

De norte a sul do País têm havido ciclos de cinema ao ar livre, promovidos por cineclubes ou Câmaras Municipais. Um dos maiores destaques é a programação do Parque Mayer, em Lisboa, com filmes como “1917” ou “‘Bora Lá”.

Carregue na galeria para conhecer oito sítios para ver cinema ao ar livre para aproveitar durante as férias.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT