NiTfm live

Televisão

Vem aí uma série de ficção sobre três incríveis mulheres portuguesas

Chama-se "3 mulheres" e pega na vida e obra de Natália Correia, Vera Lagoa e Snu Abecassis para recordar os últimos anos do Estado Novo.

Victoria Guerra dá vida Snu Abecassis.

Uma escritora, uma jornalista e uma editora. São estas as mulheres que fazem nova série de ficção da RTP, baseada nas biografias de Natália Correia, Vera Lagoa e Snu Abecassis. Interpretadas por Soraia Chaves, Maria João Bastos e Victoria Guerra, respetivamente,  “3 Mulheres” chega ao canal público a partir desta sexta-feira, 26 de outubro, às 22h30.

Em 13 episódios de 50 minutos cada, faz-se uma viagem desde o início da Guerra Colonial até vésperas da Revolução de Abril (de 1961 a 1973), recordando a vida e histórias cruzadas destas três mulheres cujos papéis na sociedade portuguesa foram muito importantes.

O argumento é de Fátima Ribeiro e Luís Alvarães e realização de Fernando Vendrell. Do elenco fazem também parte Fernando Luís (Alfredo Luís Machado), Rui Neto (Melo e Castro), Rita Cabaço (Belinha), Afonso Lagarto (José Manuel Tengarinha) e Cucha Carvalheiro (Herculana).

No episódio de estreia há um regresso a 1961, ano em que “Cântico do País Emerso”, de Natália Correia, é editado e publicado. O lançamento deste decorre no primeiro bairro de lata de Lisboa, o Bairro da Alegria. Snu, alcunha de Ebba Merete Seidenfaden, visita o país do marido, Vasco Abecassis, numa altura em que a guerra colonial acabou de eclodir, e o jornalista José Manuel Tengarrinha é preso pela Pide, momento a que Vera Lago, a mulher, assiste.