Televisão

Quem vai morrer na próxima temporada de “A Guerra dos Tronos”? Um algoritmo fez as contas

Com base em tudo o que já aconteceu, há várias personagens que têm muito mais probabilidade de não conseguirem sair vivas dos últimos episódios da série.

Daenerys Targaryen e Jon Snow estão na lista.

Depois do que aconteceu a Ned e Catelyn Stark (além do filho Robb), Hodor, Ygritte, Khal Drogo, Olenna Tyrell, Oberyn, High Sparrow, Tywin Lannister, Walder Frey, Ramsay Bolton ou Joffrey Baratheon — tudo personagens relevantes que morreram em “A Guerra dos Tronos” — não podemos ser inocentes ao ponto de pensar que toda a gente vai sair ilesa na oitava e última temporada série, que estreia algures durante 2019.

Podemos sempre especular sobre quem morre nos últimos capítulos da história, mas um cientista analista de dados criou mesmo um algoritmo para calcular quem tem mais probabilidades de perecer — seja uma morte horrível como a de Oberyn, literalmente às mãos de The Mountain, ou algo mais tranquilo, como o veneno que Olenna Tyrell bebeu.

Taylor Larkin analisou o que aconteceu a duas mil personagens vivas e mortas — e algumas que estão num estado intermédio, como The Mountain — do universo de “A Guerra dos Tronos”, com base na enciclopédia online dos fãs.

Teve em conta características como o género (as mulheres morrem menos, porque os homens participam mais nas batalhas), a idade (as personagens mais velhas são mais vulneráveis), a sua Casa de Westeros (os Targaryen têm de ter especial cuidado), o estatuto na sociedade, e a quantidade de familiares seus que morreram (boa sorte, Starks).

Construiu um algoritmo complexo para tentar prever, com base em tudo o que já aconteceu, quem tem mais probabilidade de morrer na oitava temporada, que terá seis longos episódios. Claro que o algoritmo não consegue antever as habituais mas inesperadas reviravoltas de “A Guerra dos Tronos”.

Daenerys Targaryen (83,77% de probabilidade de morrer)

Jaime Lannister (72,91% de probabilidade de morrer)

Tyrion Lannister (70,76% de probabilidade de morrer)

Bran Stark (66,02% de probabilidade de morrer)

Cersei Lannister (60,39% de probabilidade de morrer)

Jon Snow (58,99% de probabilidade de morrer)

Euron Greyjoy (54,95% de probabilidade de morrer)

Sansa Stark (50,28% de probabilidade de morrer)

Arya Stark (49,04% de probabilidade de morrer)

Gendry (39,87% de probabilidade de morrer)