NiTfm live

Televisão

Guia para principiantes do universo de “Watchmen”, a nova série da HBO

É a próxima grande aposta da plataforma e estreia esta segunda-feira, 21 de outubro.
A primeira temporada vai ter nove episódios.

Depois do enorme e estrondoso sucesso que foi “A Guerra dos Tronos”, a HBO lança “Watchmen”, mais uma adaptação de um universo literário de culto muito próprio, que também pode ter muito potencial. A estreia estava marcada para esta segunda-feira, 21 de outubro, o que significa que já pode ver o primeiro episódio da nova série.

Todas as segundas-feiras vai haver um novo capítulo (num total de nove). A produção foi comandada por Damon Lindelof, o criador de “Perdidos” e “The Leftovers”.

O universo de “Watchmen” foi criado nos anos 80 pelo escritor Alan Moore e o ilustrador Dave Gibbons — o primeiro volume foi publicado pela DC Comics em 1986. Em 2009 esta história negra e obscura de super-heróis foi adaptada ao cinema num filme de Zack Snyder, mas não teve grande sucesso. 

Desta vez estamos a falar de um caso diferente — as críticas que já foram publicadas pela imprensa especializada são positivas —, até porque não é uma adaptação direta dos livros. 

Damon Lindelof e a sua equipa de argumentistas escreveram uma nova história baseada neste universo, que se passa 30 anos depois. Mas, primeiro, convém termos algumas noções básicas sobre este mundo.

Quem são os Watchmen?

Esta é uma saga sobre homens e mulheres que se mascaram — tal como os super-heróis fazem nas histórias clássicas que conhecemos — para lutar contra o crime. Foi uma prática que começou nos anos 30 nos EUA, e os Watchmen tanto tiveram momentos de glória na sociedade, ajudando as autoridades oficiais, como fases decadentes, em que eram mal vistos por toda a gente. 

Esta é uma realidade paralela. Tudo aconteceu tal como na vida real até aos anos 40, mas a partir daí os Watchmen — que não são um grupo, mas antes um género de vigilantes — interferiram nalguns dos grandes acontecimentos. Por exemplo, o Doutor Manhattan foi vital na Guerra do Vietname, que foi vencida pelos EUA nesta versão da história. Ou seja, o Vietname é o 51.º estado americano neste universo.

Outro vigilante terá ajudado a encobrir o escândalo de Watergate, pelo que Richard Nixon manteve-se na presidência durante mais alguns anos. O presidente atual? O ator Robert Redford.

Só o Doutor Manhattan — um cientista que tem poderes divinos depois de uma experiência ter corrido de forma inesperada — é que é um super-herói clássico. De resto, são apenas seres humanos com boas habilidades: mais força e inteligência do que o normal, além de algum talento extra para gadgets.