NiTfm live

televisão

TVI suspende rubrica de “Você na TV” depois de polémica com Mário Machado

Canal fala em "quebra de confiança" e admite que terá mais cuidado com convidados futuros.
Polémica continua.

Depois da polémica causada pela entrevista da passada quinta-feira, 3 de janeiro, ao líder de extrema-direita Mário Machado, a TVI decidiu suspender a rubrica “Diga de Sua (In)Justiça”, da autoria de Bruno Caetano, no programa “Você na TV”.

A decisão foi anunciada pelo apresentador Manuel Luís Goucha, que referiu que a medida, tomada pela direção de programas da TVI, deveu-se a uma “quebra de confiança” na sequência da entrevista.

Goucha fez o anúncio no programa da TVI conduzido por José Eduardo Moniz, “Deus e o Diabo”, da noite desta sexta-feira, dia 4. Segundo o “DN”, o apresentador confirmou que o convite a Mário Machado partiu de Bruno Caetano e admitiu que, de futuro, será preciso ter mais atenção a quem se chama para os programas naquela estação de televisão.

Explicando que ele próprio só soube da entrevista uns dias antes, o apresentador criticou no entanto a forma como foi atacado, por a ter conduzido. “Ele veio ao programa e eu não me recusei a uma conversa que eu assumi em termos de contraditório”, adiantou. “Perante afirmações perigosas com as quais não pactuo, com as quais não me revejo, fiz o trabalho de desmontar aqueles argumentos”, disse ainda.

A entrevista de Mário Machado no programa levou a uma enorme polémica e críticas de várias entidades, incluindo a associação SOS Racismo, que exigiu medidas concretas.

No mesmo programa de sexta-feira à noite da TVI, o diretor de informação do canal, Sérgio Figueiredo, criticou a reação do ministro da Defesa João Cravinho, que disse que a atitude da TVI ao convidar Mário Machado não foi “muito diferente de quem ateia incêndios pelo prazer de ver labaredas”. 

As suspensão do  “Diga de Sua (In)Justiça” é por tempo indeterminado.