NiTfm live

Televisão

Tudo o que precisa de lembrar antes de ver a nova temporada de “Sex Education”

Há oito novos episódios para ver na Netflix a partir desta sexta-feira, 17 de janeiro.
Sex Education Season 1

Um ano depois, “Sex Education” está de volta à Netflix para a segunda temporada. Os oito novos episódios já estão disponíveis para ver na plataforma de streaming, a partir desta sexta-feira, 17 de janeiro.

Antes de passar o fim de semana inteiro a devorar a continuação da história, o melhor que tem a fazer é recordar os grandes acontecimentos da primeira temporada — e perceber em que situação é que cada personagem ficou. A NiT dá uma ajuda.

“Sex Education” relata a vida de Otis Milburn (Asa Butterfield), o filho de um casal de terapeutas sexuais que entretanto se divorciou. O adolescente ficou a viver com a mãe, Jean (Gillian Anderson, a eterna Scully de “Ficheiros Secretos”) e cresceu a escutar, às escondidas, as consultas com os pacientes em casa. 

Ter passado a adolescência a ouvir conversas sobre sexo de uma forma crua poderia ter feito com que Otis fosse particularmente desenvolvido, e solto, no que toca à sua sexualidade. A própria mãe faz questão de falar abertamente com o filho sobre o assunto. Mas não é o caso: ele ainda não começou sequer a sua vida sexual.

Otis apanhou o pai a trair a mãe com uma paciente e ficou com um certo constrangimento em relação à sexualidade. Ou seja, na teoria, ele é um especialista sobre sexo, mas na prática é um adolescente reprimido. Tudo muda, porém, quando Otis se deixa encantar por uma rapariga na escola, Maeve (Emma Mackey).

É com Maeve e o amigo gay Eric (Ncuti Gatwa) que abre uma espécie de consultório de terapia sexual na escola. A ideia é ajudar os colegas a ultrapassarem os seus problemas, sempre sem os julgar, e fazer algum dinheiro. Mas não vai demorar muito até Otis perceber que também ele precisa de terapia. Afinal, em que posição é que se encontra cada personagem neste momento da narrativa?

Otis é o grande protagonista.

A ansiedade de Otis

A questão central para Otis continua a ser ultrapassar as suas ansiedades em relação ao sexo — e, claro, encontrar o amor. Apesar de nunca concretizar a sua paixão por Maeve, a relação deles transforma-se uma amizade sólida. No último capítulo da primeira temporada, o protagonista de “Sex Education” reconhece que gosta de Ola, também ela virgem, e filha do canalizador Jakob.

Ola e Otis beijam-se, o que acaba por fazer com que Otis consiga pela primeira vez masturbar-se e atingir o orgasmo sem ter um ataque de pânico. No entanto, nem tudo vai ser fácil: o pai de Ola está envolvido com Jean e isso será no mínimo constrangedor para ambos os filhos.

Além disso, a tensão com Maeve não estará desaparecida durante muito tempo, certamente, e Otis ainda está chateado com a mãe pelo facto de ela ter escrito um livro sobre os seus problemas sexuais. Otis também disse a Maeve que vai fechar a clínica, depois de um aluno da escola quase se ter magoado por receber os seus conselhos.

Maeve e Otis parecem ter assuntos por resolver.

A relação secreta de Maeve

A personagem de Maeve começa a primeira temporada com problemas familiares, sem poder confiar em ninguém, e com uma relação secreta com Jackson, o super atleta da escola. Ao longo da temporada começa a namorar oficialmente com Jackson e aproxima-se de Otis e de Aimee, que, por sua vez, se afasta do seu grupo de “populares”.

Maeve estava numa boa fase da sua vida até ao momento em o seu irmão — perito em pequenos delitos e em arranjar problemas — regressa, o que acaba por destruir a sua relação com Jackson. Além disso, tem de assumir as culpas pelo irmão e confessa que as drogas que foram encontradas no baile de final de ano eram dela. Depois do baile, Maeve percebe que tem sentimentos por Otis, mas vê-o com Ola e desiste da ideia. Termina a temporada sozinha, embora relativamente animada, e com a nova melhor amiga Aimee.

Eric é o melhor amigo de Otis.

A identidade sexual de Eric

Durante toda a primeira temporada, Eric tem de lidar com a sua identidade sexual — enquanto homossexual — e o conservadorismo da família. Depois de ser espancado pelo seu aspeto, Eric abandona as suas roupas coloridas e maquilhagem e fica zangado com Otis, o seu melhor amigo, que o deixou pendurado naquela noite para estar com Maeve.

No entanto, ao não se poder expressar como gosta, Eric fica revoltado e frustrado e grita com o seu professor de música, além de bater no único aluno da escola abertamente gay, Anwar. Depois de conhecer um homem mais velho e estiloso, Eric percebe que apenas tem de ser ele próprio. Por causa disso, e já reconciliado com o pai, aparece no baile completamente produzido e faz as pazes com Otis. 

O momento mais surpreendente de toda a temporada é provavelmente quando Eric e Adam — o bully ex-namorado de Aimee e filho do diretor da escola — são postos de castigo na mesma sala. Uma luta entre os dois acaba por resultar em beijos e num envolvimento físico mais profundo. Adam ameaça Eric para não contar nada daquilo a ninguém, mas, numa aula mais tarde, aproxima-se dele de forma subtil. No entanto, em mais uma reviravolta, o potencial romance é interrompido quando Adam é enviado para uma academia militar, depois de atacar o próprio pai no baile da escola. Será que Adam vai participar na segunda temporada? Apostamos que sim.

Gillian Anderson interpreta Jean.

Jean, a mãe inconveniente

A mãe de Otis encontra um novo romance para a sua vida com Jakob, canalizador viúvo (e charmoso), além de ser pai de Ola. Depois de alguns desentendimentos, Jean percebe que gosta mesmo dele e vai confessar os seus sentimentos à casa de Jakob. Envolvem-se mais uma vez, mas Jean está preocupada que esta relação possa chatear Otis, que, por si só, já está zangado com ela por causa daquele livro. Jean admite que errou em escrever as experiências de Otis, mas parece que ainda falta percorrer um longo caminho para se reconciliar com o filho.

Jackson e Maeve já não estão juntos.

O super ansioso Jackson

Jackson é uma estrela atlética que parece ser um dos tipos mais populares da escola, mas, sem ninguém desconfiar, sofre de muita ansiedade por causa da pressão que as suas mães lhe impõem para que seja sempre o melhor e para que nunca falhe. Ao longo da temporada, Jackson apaixona-se por Maeve, mas ela acaba a relação com ele depois de ele confessar que pagou a Otis para lhe dar dicas para a conquistar. Jackson termina a temporada solteiro e sozinho, sem ninguém para o confortar.