NiTfm live

Televisão

“Trust”: a nova série da HBO sobre uma família rica, poderosa e muito infeliz

A produção foca-se numa inacreditável história real sobre o rapto do neto de um dos homens mais poderosos do mundo.
A primeira temporada tem dez episódios.

Foi no final de 2017 que começaram a aparecer as primeiras acusações contra Kevin Spacey, denunciando o ator por, alegadamente, ter assediado vários menores durante muitos anos. Antes de os casos chegarem a tribunal, a carreira de Spacey foi logo condenada — e muitos dos projetos em que estava envolvido, como “House of Cards”, foram totalmente reinventados.

Foi o que aconteceu também a “Todo o Dinheiro do Mundo”, filme que estreou em Portugal em fevereiro de 2018 e que foi realizado por Ridley Scott (leia a crítica da NiT).

Kevin Spacey iria interpretar um dos homens mais ricos do mundo, John Paul Getty, tinha gravado todas as suas cenas, mas o filme teve de ser refeito à pressa para que Spacey não aparecesse. Na altura ninguém se queria associar a ele e o experiente Christopher Plummer ficou com o seu papel.

O filme relata a história real sobre esta família milionária — e o caso do rapto de John Paul Getty III, neto da personagem de Plummer. Tudo aconteceu em 1973. John Paul Getty III, o herdeiro da fortuna petrolífera da família, foi sequestrado pela máfia italiana em Roma.

Os raptores reivindicavam um resgate de vários milhões de dólares. Afinal, que família rica não pagaria para salvar um dos seus? O avô, um misterioso magnata e um dos homens mais ricos do mundo, vivia isolado numa mansão rural em Inglaterra. Estava demasiado ocupado para falar com os criminosos que haviam levado o seu neto.

O pai da vítima, e filho de John Paul Getty Sr, estava em Londres, também no Reino Unido, a lidar com imensos problemas pessoais e sem disponibilidade para atender o telefone.

Só a mãe de John Paul Getty III, em desespero e sem grandes posses, é que estava disponível para negociar com os sequestradores, que estavam cada vez mais desesperados e a questionar-se que família era aquela, que nem sequer queria saber como estava o rapaz que tinham raptado.

A história foi contada nesse filme e é agora aprofundada numa série chamada “Trust”, que estreia na HBO Portugal esta sexta-feira, 21 de fevereiro. A produção acompanha esta família poderosa, extremamente rica e também infeliz.

Tanto se centra na própria evolução da família, como na sucessão da dinastia, nos efeitos corrosivos do poder do dinheiro, nas complexas relações familiares e, claro, no trauma causado naquele adolescente por causa do sequestro. 

O projeto foi criado por Simon Beaufoy e é realizado por Danny Boyle. No elenco estão nomes como Donald Sutherland, Harris Dickinson, Hilary Swank, Anna Chancellor, Brendan Fraser, Michael Esper, Charlotte Riley e Francesco Colella, entre outros. A primeira temporada tem dez episódios.