NiTfm live

Televisão

Tudo o que já sabemos sobre a série de “O Senhor dos Anéis”

A produção da Amazon arranca em 2020 e já foi divulgado o primeiro teaser. Conheça alguns dos nomes envolvidos neste projeto.
O primeiro filme estreou em 2001.

Foi quase há 20 anos que estreou a primeira adaptação ao cinema da mítica saga de “O Senhor dos Anéis”, criada pelo autor britânico J.R.R. Tolkien. A trilogia realizada por Peter Jackson foi um enorme sucesso, tanto junto do público como da crítica.

Seguiu-se a adaptação de “O Hobbit”, numa nova trilogia — com um tom diferente, menos dramático — que também correu bem. Em novembro de 2017, a Amazon Prime conseguiu os direitos para produzir cinco temporadas de uma série baseada no mundo de fantasia criado por Tolkien.

Os caminhos a seguir eram quase infinitos — tendo em conta a obra vasta deixada pelo escritor inglês, que morreu em 1973.

Segundo a Amazon, a produção arranca em 2020 — sendo que pode demorar algum tempo, tendo em conta a escala do projeto, até chegar aos ecrãs de todo o mundo. Apesar disso, pode ser um ótimo concorrente do spinoff de “A Guerra dos Tronos” que já está a ser preparado.

A história vai passar-se mais de três mil e 400 anos antes dos acontecimentos de “O Senhor dos Anéis”. Na mitologia de Tolkien, esta é conhecida como a Segunda Era, a de Númenor.

Não se sabe qual é que será exatamente o foco do enredo. A ascensão de Sauron e a formação da última aliança entre elfos e homens para combater o mal aconteceu no final desta era — mas antes disso houve muito mais.

Segundo o site “Den of Geek”, os argumentistas do projeto poderão centrar-se nos antepassados de Aragorn e na queda da civilização humana — mas por enquanto são apenas rumores.

Aquilo que já conhecemos, por causa de um teaser que foi divulgado, é a equipa que vai criar esta adaptação de “O Senhor dos Anéis” à televisão. J.A. Bayona, o responsável por “Mundo Jurássico: Reino Caído”, vai realizar os dois primeiros episódios. Além disso, será um dos produtores executivos.

J.D. Payne e Patrick McKay, de “Star Trek 4”, vão ser os showrunners. Uma boa notícia é que um dos principais argumentistas e produtores de “A Guerra dos Tronos”, Bryan Cogman, também vai trabalhar neste projeto.

A equipa inclui ainda produtores como Gennifer Hutchison (“Breaking Bad”), Jason Cahill (“Os Sopranos”), Justin Doble (“Stranger Things”), Lindsey Weber (“10 Cloverfield Lane”), Bruce Richmond (“A Guerra dos Tronos”) e Gene Kelly (“Boardwalk Empire”).

Sobre o elenco, não houve qualquer tipo de confirmação. O único nome apontado foi pela revista “The Hollywood Reporter” —que diz que a atriz australiana Markella Kavenagh vai ter o papel de uma personagem chamada Tyra. 

Ian McKellen, que interpretou o icónico Gandalf na saga, disse numa entrevista, ainda em 2017, que só não aceitou o convite para voltar a ser o feiticeiro porque nunca o recebeu. Orlando Bloom, que fez o elfo Legolas, descartou a possibilidade de regressar à história por considerar que não saberia como encaixar a personagem neste novo enredo.

Apesar de não haver qualquer confirmação sobre os locais das filmagens, há rumores de que aconteçam na Nova Zelândia — tal como as gravações dos filmes. 

Para se manter atualizado, uma das melhores opções será seguir a página The Lord of the Rings on Prime no Twitter, que tem publicado alguns teasers — como mapas (cada vez mais completos) da Terra Média e citações de Tolkien que podem dar algumas pistas. Além disso, é possível explorar melhor os mapas no site da Amazon.