NiTfm live

Televisão

Telenovelas retomam gravações com guiões reescritos para atores não se tocarem

As cenas de beijos e estalos estão a ser alteradas como medida de prevenção face à pandemia do novo coronavírus.
"Terra Brava" é um dos casos.

Vários são os sectores que se estão a reinventar devido à pandemia do novo coronavírus e a todas as precauções a que ela obriga. É o caso da televisão, mais concretamente das telenovelas.

“Terra Brava”, novela transmitida pela SIC, chegou a ser reescrita face ao panorama atual. Inês Gomes, autora, revelou ao “Público”, não ter tido alternativa senão “reescrever os guiões de todos os episódios que ainda não estavam totalmente gravados”

De acordo com a guionista, algum material já estava filmado antes do início da pandemia e, por isso, não foi possível “assumir a Covid-19 no enredo”. Assim, foram feitas várias alterações com o intuito de os atores não se tocarem.

“Uma novela é sempre um produto repleto de emoções, com muitos beijos e toques entre personagens”, explicou à mesma publicação. Nas soluções inventadas contam-se “em vez de um estalo, alguém pode atirar um copo de água à cara do outro. Em vez de vermos os atores aos beijos, podemos criar cenas de sedução com alguma distância e deixar subentendido aquilo que vai acontecer.”

A maior da ficção nacional já regressou ao ativo, apesar de ter muitas precauções novas. José Amaral, da Spi, revelou ser hora de retomar “algumas coisas penduradas”, como a segunda temporada da série “Auga Seca”, que se encontra disponível na HBO Portugal.

Nos estúdios Plural Entertainment também os atores e técnicos da TVI regressaram ao trabalho, após a realização de testes de despistagem do novo coronavírus.

Já a SP Televisão volta ao ativo no dia 25. Ambas as produtoras implementaram medidas de prevenção como distribuição de kits com máscaras, luvas e desinfetantes, proteção para os sapatos, monitorização da temperatura corporal e distância de segurança.

As portas de todos os espaços ficarão abertas para não ser necessário tocar nas maçanetas, as janelas também ficarão abertas para arejar, e as horas de almoço da equipa serão desfasadas.