NiTfm live

Televisão

Vem aí uma série sobre as Doce

A RTP anunciou as novidades para os próximos meses. Obras de José Saramago e Fernando Pessoa serão adaptadas para televisão.
Estreia já este ano.

Aqueles que nasceram no final dos anos 90 ou 2000 e não sabem quem são as Doce, vão passar a saber. O estrondoso sucesso da banda feminina da década de 80 — que celebrizou temas como “OK.KO.” ou “Bem Bom”, este vencedor do Festival da Canção de 1982 — vai ser contado numa série escrita por Patrícia Sequeira. A estreia deverá acontecer na RTP ainda este ano.

Além deste projeto, o canal está a preparar a produção de 13 telefilmes sobre contos de autores portugueses, aos quais se junta a produção de novas séries televisivas e de programas de humor, revela o jornal “Público”

O anúncio foi feito na quarta-feira, 20 de fevereiro, pelo diretor de programas da RTP1, José Fragoso. “O Lavagante”, de José Cardoso Pires, e “Um Jantar Muito Original”, de Fernando Pessoa, são algumas das obras que serão adaptadas, cada uma delas com realizador e elenco próprios, acrescenta o “Jornal de Notícias”.

Entre os realizadores responsáveis pelos telefilmes, que deverão chegar à televisão em setembro ou outubro deste ano, estão nomes como António Pedro Vasconcelos e José Carlos Oliveira.

Nas séries, além da produção sobre as Doce, vem aí “Luz Vermelha”, que aborda o caso conhecido como “as mães de Bragança”. A história aconteceu em 2003, quando um grupo de mulheres criou um movimento para acabar com a prostituição na cidade. 

Ainda nesta categoria, José Fragoso revelou que o realizador João Botelho vai adaptar o livro “O Ano da Morte de Ricardo Reis”, de José Saramago, enquanto Joaquim Leitão e Artur Ribeiro ficam responsáveis por filmar “Terra Nova”, baseada na obra de Bernardo Santareno. “Sul”, de Ivo Ferreira, que teve a estreia no Festival de Berlim, deverá começar a ser transmitida em setembro.

Outra das grandes apostas da RTP é o regresso da emblemática série “Conta-me Como Foi”. Ainda não há data de estreia mas, segundo José Fragoso, as gravações deverão começar em agosto.

Na área do humor, a televisão pública apresenta novidades, com José Pedro Vasconcelos a juntar-se aos programas “5 para a Meia-Noite”, “Cá por Casa” e “Prova Oral”. No que diz respeito a estreias, vem aí “Patrulha da Noite”, apresentado por Eduardo Madeira e escrito por Filipe Homem Fonseca e Mário Botequilha.