NiTfm live

Televisão

RTP estreia série documental sobre o maravilhoso mar português

“Mar, a Última Fronteira” foi gravada ao longo de 18 meses. O primeiro episódio é transmitido esta quarta-feira.
Tem seis episódios.

Esqueça por um momento as grandes produções da BBC, Odisseia ou National Geographic. Esta quarta-feira, 20 de novembro, estreia na RTP1 uma série documental feita por portugueses que se centra no mar nacional, um dos maiores e mais ricos da Europa.

“Mar, a Última Fronteira” quer mostrar a biodiversidade do oceano, sejam os cavalos-marinhos da Ria Formosa ou as baleias dos Açores. Tanto há imagens de uma foca-monge, um dos mamíferos marinhos mais raros do mundo, como foram captadas conversas entre tubarões-azuis.

Este é um projeto de seis episódios produzidos pela RTP em parceria com o Oceanário de Lisboa e a Fundação Oceano Azul. O fotógrafo e cineasta subaquático Nuno Sá — que no ano passado foi premiado nos BAFTA pela sua contribuição para a série da BBC “Blue Planet 2” — foi quem liderou a equipa desta série. A estreia está marcada para as 21 horas, logo a seguir do Telejornal.

A equipa de mergulhadores esteve a filmar durante 18 meses ao longo de mais de 1600 milhas náuticas — foram centenas de horas debaixo de água em mais de 100 mergulhos. Vários investigadores, arqueólogos e entusiastas do mar contribuíram para a seleção dos melhores locais.

Depois da estreia, “Mar, a Última Fronteira” vai ser transmitida aos sábados às 10 horas, já a partir de 23 de novembro, sendo que também está disponível online no RTP Play.