NiTfm live

Televisão

Rick, de “The Walking Dead”, está internado em Guimarães? É o que dizem no Facebook

Foi divulgada uma imagem do ator Andrew Lincoln como se se tratasse de um paciente em desespero.
Rick estava no hospital na primeira temporada.

Um pedido de ajuda insólito surgiu este sábado, 9 de fevereiro, no Facebook. “Este homem deu entrada hoje no Hospital Beatriz Ângelo em Guimarães sem qualquer tipo de identificação e com aparente perda de memória. Partilhem para que possamos encontrar a família”, escreveu o utilizador Nuno Folgado na sua página pessoal.

A questão é que a imagem desta publicação não tinha nenhum paciente desconhecido que estivesse perdido no Hospital Beatriz Ângelo — que na verdade é em Loures, e não em Guimarães. Na verdade, na fotografia podemos ver Andrew Lincoln enquanto Rick Grimes na série “The Walking Dead”.

À data e hora da publicação deste artigo, o post conta com mais de 25 mil partilhas, quase 1500 comentários e perto de 900 interações. Vários utilizadores do Facebook já se aperceberam e alertaram para o facto de ser um pedido de ajuda falso, mas existem bastantes pessoas que o estão a dar como verdadeiro.

A NiT falou com Nuno Folgado, vigilante de segurança de 44 anos que explica que se trata de algo completamente “inócuo” e “não prejudicial”. “Preocupo-me com as fake news, mas à séria, como as das páginas de direita política ou os posts sobre pedófilos que podem não o ser.”

E acrescenta: “Pus a cidade do hospital errada de propósito, para as pessoas perceberem que se tratava de uma brincadeira. No fundo o que quero é alertar para as fake news. A ideia é as pessoas partilharem e os amigos irem lá comentar a avisar que aquilo é mentira, para elas perceberem que nem tudo o que encontram na Internet é verdade. Devia haver um exame de aptidão para quem usa o Facebook. É por causa de muitas destas pessoas [mais ignorantes] que pessoas como o Bolsonaro e o Trump são eleitos.”

Nuno Folgado diz que já recebeu dezenas de mensagens privadas e comentários ao post com mensagens de ódio, ameaças físicas e insultos. Diz que não deverá fazer mais posts destes no futuro, porque “é uma dor de cabeça demasiado grande”. “Mas nunca se sabe porque pode aparecer uma ideia mirabolante.”

Curiosamente, a nona temporada de “The Walking Dead” regressa a Portugal esta segunda-feira, dia 11. Ligue a Fox a partir das 23h05 para ver o novo episódio.

Carregue na galeria para ver as novas imagens divulgadas do resto da temporada.