O Grupo Marktest realizou um novo estudo em relação a figuras públicas e digital influencers em Portugal. O objetivo é conhecer a opinião dos portugueses em relação às 66 principais personalidades nacionais, sejam elas da área da cultura, entretenimento ou desporto, entre outras, além de bloguers e influencers.
Os resultados permitiram perceber que o humorista Ricardo Araújo Pereira é a figura pública que gera mais empatia em Portugal. Obteve um valor médio de empatia de 6.98, numa escala de 1 (não se identifica) a 10 (identifica-se muito). O pódio deste indicador fica completo pelo apresentador Vasco Palmeirim (6.71) e por Cristiano Ronaldo (6.57).
Daniela Ruah, César Mourão, Filomena Cautela e Nuno Markl registaram índices acima de 6.3 e 19 outras figuras públicas tiveram níveis de empatia positivos, acima de 5.5. Com um valor abaixo de 5.5 contaram-se 40 personalidades sugeridas neste estudo do Grupo Marktest.
António Zambujo, Bruno Nogueira e Dânia Neto não lideraram no indicador de notoriedade, mas geram uma empatia acima da média. Já Sérgio Conceição, Mickael Carreira e Carolina Patrocínio são muito conhecidos — de acordo com a maioria dos inquiridos — mas geram uma empatia abaixo da média.
Bárbara Bandeira, Raquel Strada e Kelly Bailey estão entre as figuras públicas menos conhecidas da lista e com empatia abaixo da média.
Em relação apenas à notoriedade, Cristiano Ronaldo lidera a lista das figuras públicas portuguesas mais reconhecidas. 96,4 por cento dos inquiridos disseram conhecer o futebolista. Seguem-se Fernando Mendes (95,2%), Mariza (94,9%), Herman José (94,2%) e Manuel Luís Goucha (94,2%). Na casa dos 93% há Cristina Ferreira, Júlia Pinheiro, José Mourinho, Ricardo Araújo Pereira e a apresentadora Fátima Lopes.
A amostra, que procurou representar a população portuguesa — tendo em conta a idade, região e género — foi composta por 1211 entrevistas e uma recolha online através de um questionário.