NiTfm live

Televisão

Os números incríveis, inacreditáveis e impressionantes da Eurovisão

São 50 quilos de confetti, 400 voluntários e mais de 2000 luzes. E muito, muito mais.

A segunda semifinal acontece na quinta-feira, dia 10.

Há mais de 60 anos que acontece o Festival Eurovisão da Canção. Pela primeira vez o evento está a acontecer em Portugal, depois da vitória de Salvador Sobral, com o tema “Amar pelos Dois”, no ano passado. Há um forte dispositivo de segurança e vários números sobre a organização do festival que vale a pena conhecer.

Segundo dados que a RTP cedeu à NiT, há neste momento 220 toneladas de equipamento no teto do palco da Eurovisão, a Altice Arena, em Lisboa. Foi lá que se apuraram esta terça-feira, 8 de maio, os primeiros dez concorrentes para a final de dia 12.

Estão também já confirmados os países chamados Big Five (Alemanha, Itália, Espanha, França e Reino Unido), além de Portugal. “O Jardim”, tema composto por Isaura e interpretado por Cláudia Pascoal, é a canção nacional em competição.

Ao todo, cerca de mil pessoas vieram das delegações dos 43 países participantes. Em cada um dos nove espetáculos abertos ao público (seis são ensaios) há 11500 espectadores. Se fossem sempre pessoas diferentes, daria um total de cerca de 100 mil espectadores na arena. Conheça outros números da primeira edição da Eurovisão em Portugal.