Foi logo no início do ano, nos primeiros dias de janeiro, que a SIC anunciou uma contratação bombástica: Ricardo Araújo Pereira. O humorista português iria apresentar um novo formato na estação de televisão onde esteve vários anos, até 2009, e consigo levava também o programa de comentário político “Governo Sombra”.
O novo formato estreia praticamente dois meses depois do anúncio, já este domingo, 1 de março, e foi apresentado oficialmente pela SIC esta quarta-feira, 26 de fevereiro. Chama-se “Isto é Gozar Com Quem Trabalha”.
Na sua essência, vai ser muito semelhante a “Gente que Não Sabe Estar”, programa que Ricardo Araújo Pereira teve durante o ano passado na TVI. Aliás, a equipa que está com ele é a mesma.
Joana Marques, Manuel Cardoso, Guilherme Fonseca, Miguel Góis, José Diogo Quintela, Cláudio Almeida, Cátia Domingues e Insónias em Carvão formam o grupo de trabalho por trás do novo formato — o mesmo que já existia na TVI.
Tal como acontecia em “Gente que Não Sabe Estar”, vai ser gravado ao vivo no Teatro Villaret, em Lisboa, nos domingos de manhã — para depois ser transmitido à noite. O público vai poder assistir às gravações.
O diretor de programas da SIC, Daniel Oliveira, disse que esta é uma aposta do canal “num género de humor muito relevante e com um papel muito importante para a sociedade, em linha do que o Ricardo tem feito nos últimos anos”. Daniel Oliveira salientou ainda que vai haver uma colaboração próxima com a direção de informação.
A política não vai ser o único tema em destaque, porém, em “Isto é Gozar Com Quem Trabalha”. O foco também se vai alargar a outras áreas da sociedade e o programa irá receber convidados regulares “não só do universo político”, apesar de ainda não terem sido anunciados quaisquer nomes.
Já Ricardo Araújo Pereira disse que o título do formato resume bem a essência do mesmo. “É muito literal, gozamos com pessoas que têm trabalhos a sério: deputados, políticos, banqueiros, juízes. Portanto isto é gozar com quem trabalha.”
Vai haver várias rubricas integradas no programa, mas também não foram anunciadas para que exista um efeito de surpresa no dia em que estrear o formato. Cada episódio terá cerca de 35 minutos e estão a ser pensados conteúdos que poderão ser feitos em exclusivo para a Internet.