NiTfm live

Televisão

Notre-Dame: está a chegar o documentário sobre o incêndio que abalou o mundo

"Notre-Dame: Luta Contra o Inferno" tem estreia marcada para o dia 15 de setembro no canal National Geographic.
A catedral ardeu a 15 de abril.

Foi a 15 de abril deste ano que os noticiários de todo o mundo abriram com as assombrosas imagens da Catedral de Notre-Dame, em Paris, França, a ser consumida por um enorme incêndio que mobilizou 60 quartéis da cidade e mais de 400 bombeiros. Agora, o canal de televisão da National Geographic vai lançar um documentário que relata a fundo a catástrofe na capital francesa, desde o momento em que as chamas deflagraram até à investigação para descobrir a causa.

As centenas de horas de imagens recolhidas naquele dia foram compiladas em “Notre-Dame: Luta Contra o Inferno” e contam com entrevistas e reconstruções em 3D que pretendem desenhar uma linha de tempo dos acontecimentos, passando por momentos cruciais como a missa que foi interrompida por um alarme de incêndio, às ações levadas a cabo pelo Corpo de Bombeiros de Paris. 

O incêndio na Catedral de Notre-Dame começou por volta das 18h50 e foram necessárias várias horas — e mais de quatro mil litros de água — para ser extinto. O pináculo que existia no centro da Catedral ruiu, obrigando os bombeiros a evacuarem o edifício, e o teto esteve à beira do colapso.

A catedral começou a ser erguida no século XII, em 1163, durante o reinado de Luís VII — mas só iniciou a função religiosa em 1182. Ainda assim, os trabalhos de construção prosseguiram até 1345. É considerado um dos melhores exemplos de edifícios com arquitetura gótica medieval.

A estreia em Portugal de “Notre-Dame: Luta Contra o Inferno” está marcada para 15 de setembro às 22h30.