NiTfm live

Televisão

Netflix mudou as regras — e “The Witcher” já é a série mais vista de sempre

A segunda temporada está confirmada e deverá estrear em 2021.
A primeira temporada tem oito episódios.

Não é todos os dias que a Netflix revela os seus números. Mas quando o faz é porque são bons. Neste caso, divulgou o número de espectadores que assistiram à primeira temporada de “The Witcher”, à terceira de “The Crown” e à segunda de “Tu”

Apesar de as críticas não terem sido positivas, “The Witcher” foi o grande sucesso — tornou-se a série mais vista de sempre na plataforma de streaming à primeira temporada. Após quatro semanas, tinha sido vista por 76 milhões de subscritores. A segunda temporada estreia em 2021.

A questão é que a Netflix mudou radicalmente as regras para a forma como conta uma “visualização”. Anteriormente, a plataforma de streaming contabilizava uma “visualização” para uma conta que assistisse pelo menos a 70 por cento de um episódio de uma série ou 70 por cento de um filme.

Agora, bastam dois minutos de um qualquer capítulo de uma produção televisiva para somar uma visualização. Supostamente, “é tempo suficiente para determinar que a escolha de ver foi intencional”. 

A nova forma de a Netflix fazer as suas estatísticas é mais parecida àquilo que acontece no YouTube e, claro, é positivo para a plataforma de streaming pelos números esmagadores que irão resultar desta alteração profunda para medir as audiências. Com esta mudança, em média, os conteúdos passaram a ser 35 por cento mais vistos.

Por exemplo, tendo em conta o novo método, “6 Underground”, o filme de Michael Bay que tem uma pequena participação da portuguesa Lídia Franco, foi visto por 83 milhões de contas, o que é um número enorme.