NiTfm live

Televisão

15 anos depois dos Morangos: “O Crómio tornou-se xamã e tem uma seita”

A NiT entrevistou Tiago Castro para perceber como é a nova vida do ator e o que terá acontecido a uma das personagens mais icónicas da série da TVI.

Tiago Castro está bastante diferente.

A primeira temporada de “Morangos com Açúcar” marcou uma geração de jovens portugueses. A popular série da TVI celebra esta quinta-feira, 30 de agosto, precisamente 15 anos. Apesar de não ter feito parte da primeira série — como se chamava a uma temporada na altura —, Tiago Castro ficou com o papel de uma das personagens mais icónicas durante mais de dois anos.

Crómio — ou Valter Matoso, o nome verdadeiro da personagem — era o nerd trapalhão que adorava química e bebia copinhos de leite todas as noites. Com o passar do tempo, começou a integrar-se na escola, junto dos colegas mais populares, e até teve um grande amor, que inevitavelmente acabou em drama.

Hoje, Tiago Castro tem 35 anos. Passou seis deles em Nova Iorque, nos EUA, a estudar e a trabalhar — tanto na Broadway, como em restaurantes —, mas diz que ainda é comum ser reconhecido na rua como Crómio, a sua eterna personagem.

Fun fact: está a lançar um projeto chamado Se Podes Sonhar, Podes Concretizar destinado aos alunos vítimas de bullying ou que estejam desintegrados das suas turmas — tal como Crómio. Fá-lo com a namorada, Marine Antunes, que era uma fã de “Morangos com Açúcar”.

Profecia ou não, o pai de Marine, Gonçalo Antunes, só deixava a filha ver a série-novela quando Crómio aparecia no ecrã — era “o único que tinha piada”. Agora é o seu genro.

A NiT entrevistou Tiago Castro a propósito do aniversário de “Morangos com Açúcar”. O ator recebeu-nos em casa em Paço de Arcos para falar sobre como foi gravar a série e o que fez nos anos seguintes.