NiTfm live

Televisão

“La Banda”: o novo concurso de música da RTP estreia em abril

Carolina Deslandes, Manuel Moura dos Santos e Miguel Cristovinho formam o júri. Sílvia Alberto será a apresentadora.
Faltam poucas semanas para a estreia.

Depois de “The Voice Portugal”, está a chegar o novo concurso de música da RTP1. Chama-se “La Banda” e vai estrear a 7 de abril, anunciou a estação de televisão pública a 12 de março.

Sílvia Alberto vai conduzir o formato que foi criado originalmente por Simon Cowell, o britânico que já foi jurado de “Britain’s Got Talent”, “America’s Got Talent”, “American Idol” ou “The X Factor”, entre outros programas de entretenimento ligados à música.

O júri será composto por Carolina Deslandes, Manuel Moura dos Santos e Miguel Cristovinho (dos D.A.M.A), enquanto Bárbara Bandeira tem o papel de apresentadora digital, para os conteúdos de “La Banda” nas redes sociais e no site da RTP.

A RTP está a percorrer o País em busca de novos talentos para formar uma banda de cinco cantores, com homens e mulheres. O formato é constituído por várias fases: as audições (quatro programas), as provas intermédias (três programas) e as galas em direto (sete programas).

Na fase das audições, os concorrentes vão querer conquistar o júri — mas para chegarem até lá têm primeiro de cativar o público. As pessoas em casa irão votar numa aplicação e só se os candidatos tiverem mais de 75% de votos positivos é que eles têm hipótese de cantar para os jurados. Ainda assim, é possível que alguns dos concorrentes que não tenham a aprovação do público sejam salvos pelo júri numa fase posterior.

Nas provas intermédias, os candidatos são divididos em dez grupos e terão de interpretar canções para conquistar o júri. É como na escola: apesar de se apresentarem em grupo, serão avaliados individualmente. Depois estes dez grupos dividem-se em cinco bandas mistas (alguns concorrentes entretanto ficam pelo caminho), onde terão a experiência de gravar um videoclip. Tanto o público como o júri vão ter poder de escolha para decidir quem fica e quem continua no programa.

Nas galas em direto vão participar apenas 16 candidatos que terão a oportunidade de cantar em grupo, mas também a solo para se conseguirem destacar. Na grande final de “La Banda” são conhecidos os cinco concorrentes vencedores, que irão formar a nova boys e girls band de Portugal. O formato é produzido pela FremantleMedia Portugal.