NiTfm live

Televisão

“Gigantes”: a série espanhola de narcotraficantes e uma guerra entre irmãos

Regressa à televisão portuguesa esta quarta-feira, 1 de abril. A primeira temporada tem seis episódios.
A primeira temporada tem seis episódios.

Estreou em janeiro na RTP2, não teve uma grande atenção dos portugueses, mas agora o público nacional tem uma nova oportunidade para assistir a “Gigantes”. A série espanhola de drama criminal regressa à televisão portuguesa esta quarta-feira, 1 de abril, no canal AMC, a partir das 22h10.

Por enquanto, apenas vai ser transmitida a primeira temporada, de seis episódios, sendo que já existe uma segunda com o mesmo número de capítulos. Porém, não há planos para continuar a narrativa, já que tem um final fechado. Este projeto da Movistar+ estreou em Espanha em 2018 e rapidamente se tornou numa das séries nacionais mais populares.

Conta a história dos irmãos Guerrero, que herdaram do poderoso pai, Abraham, um império de droga que controla a entrada de estupefacientes na Europa através de Espanha. Abraham ensinou-lhes a serem ambiciosos e cruéis, a dominar os outros através de dinheiro e violência.

Juntos, derrotaram famílias rivais inimigas e forçaram-nas a abandonar Madrid, a capital espanhola, onde vivem. Desde os anos 80 que controlam as rotas espanholas de droga, nesta rede de narcotráfico, mas estão agora num momento decisivo da sua história.

O irmão mais velho, Daniel, é libertado após 15 anos na prisão. Está ansioso por retomar o seu lugar no negócio da família. Só que o mundo que Daniel conhecia e teve de deixar para trás simplesmente já não existe. 

Abraham, chefe da família, sofre da doença de Alzheimer. O irmão Clemente desapareceu e Tomás, que ficou responsável pelo império, está apreensivo com o seu regresso. Como sempre, os Guerrero vão ter de estar dispostos a tudo para manterem o poder e continuarem a desfrutar da vida que Abraham construiu do nada, e com grandes custos. Mas desta vez isso pode implicar conflitos internos e enormes momentos de tensão (além de escaladas de violência) que serão difíceis de resolver. É esta a premissa de “Gigantes”. 

O enredo passa-se sobretudo na atualidade, mas também há flashbacks que ajudam os fãs a perceberem melhor o contexto daquela família e como as coisas funcionavam nos anos 80 em comparação com o presente.

Apesar de a droga ser o tema por trás da história, não assume um papel tão preponderante como em “Narcos”, por exemplo. A grande questão são mesmo as disputas familiares. Tem sido descrita pela crítica como absorvente, sangrenta e inteligente.

O projeto é uma criação de Enrique Urbizu e Jorge Dorado. O elenco inclui nomes como Daniel Grao, Isak Férriz, Nene, Yolanda Torosio, Sofía Oria, Elisabet Gelabert, Xenia Tostado, Eduard Farelo, Roberto Enríquez, Ariana Martínez e Jose Coronado, entre outros.

Se a segunda temporada chegar à televisão portuguesa, vai ter um elemento extra para conquistar os espectadores. O último episódio de toda a série foi gravado na cidade do Porto, em parceria com a autarquia e as produtoras portuguesas Anexo 82 e InFilms Portugal.

Carregue na galeria para conhecer outras séries que estreiam na televisão neste mês de abril.