NiTfm live

Televisão

“Fosse/Verdon”: a nova minissérie da HBO Portugal que brilhou nos Globos de Ouro

É uma produção premiada que tem Sam Rockwell e Michelle Williams nos papéis principais. Estreia esta quarta-feira, dia 15 de janeiro.
A minissérie tem oito episódios.

Em “Fosse/Verdon” não há nada que enganar. Esta série original do canal americano FX foca-se na relação entre Bob Fosse, o importante e influente realizador, encenador e coreógrafo, e a sua mulher, Gwen Verdon, uma das mais conceituadas e famosas bailarinas de sempre da Broadway.

A produção de oito episódios estreou em abril do ano passado, mas só agora chega a Portugal —  vai estar na plataforma de streaming da HBO a partir desta quarta-feira, 15 de janeiro.

Chega com boas recomendações e envolta em glória. Afinal, “Fosse/Verdon” não tem sido a minissérie mais popular do mundo, também pelo tema tão específico que retrata, mas tem sido bastante aclamada pela indústria e pela imprensa especializada.

Michelle Williams, que interpreta a protagonista, venceu um Globo de Ouro de Melhor Atriz numa Minissérie e Sam Rockwell (que faz de Bob Fosse) também estava nomeado para a respetiva categoria, embora não tenha levado o troféu para casa. O próprio projeto estava nomeado para Melhor Minissérie, mas não saiu vencedor.

Nos Emmys, “Fosse/Verdon” venceu os prémios de Direção Musical, Maquilhagem numa Minissérie, Cabelo numa Minissérie e Michelle Williams foi também considerada a Melhor Atriz de uma Minissérie. A produção foi ainda nomeada em inúmeras outras categorias.

A série mantém-se fiel à realidade e não consegue muitas vezes separar aquilo que foi o trabalho profissional e criativo entre ambos e a sua relação pessoal. Através de vários flashbacks e saltos temporais, o público é levado a conhecer um dos casais mais importantes para o desenvolvimento de uma indústria do entretenimento nos EUA.

Tanto se mostram os seus problemas e intrigas pessoais, e a evolução da relação entre ambos, como os passos profissionais mais determinantes para as suas carreiras.

Bob Fosse e Gwen Verdon casaram-se em 1960, separaram-se em 1971 mas, sem nunca se divorciarem, não pararam de trabalhar juntos. Continuaram a encontrar-se diariamente nos palcos até à morte de Fosse, em 1987.

A filha de ambos, Nicole Fosse, é uma das produtoras executivas deste projeto e supervisionou todos os aspetos da série, incluindo a recriação das coreografias do pai. Nicole também é uma das personagens do enredo — é interpretada por Juliet Brett, Chandler Head e Blake Baumgartner, consoante a idade.

O elenco inclui ainda Norbert Leo Butz, Aya Cash, Margaret Qualley, Jake Lacy, Paloma Garcia Lee, Ari Brand, Justin Gazzillo, Heather Lang, Nate Corddry ou Kelli Barrett, entre tantos outros. Cada capítulo dura entre 40 minutos a uma hora.