Chip ainda estava na faculdade quando renovou e vendeu a primeira casa. Joanna Gaines começou por abrir uma loja com produtos de decoração, a Magnolia Market. O projeto rapidamente passou a incluir Chip e vertentes de renovação de casas, Magnolia Homes e Magnolia Realty. Também aqui o nome escolhido para as empresas remete para a história de amor do casal.
“Num dos primeiros encontros que tive com a mamã, subi a uma magnólia, arranquei uma flor e ofereci-lha”, contou Chip aos filhos num dos episódios de “Fixer Upper”.
Como os Gaines conquistaram a televisão
O casal já tinha renovado cerca de cem casas antes da estreia de “Fixer Upper”. Foi o canal responsável pelo formato, o HGTV, que contactou Joanna e Chip depois de ver fotografias de uma das obras no blogue “Design Mom”.
O episódio piloto foi transmitido em maio de 2013. Seguiram-se cinco temporadas, com um total de 79 episódios, produzidas pela mesma equipa de “Cake Boss”. Em cada capítulo, o casal mostra aos clientes três casas. Escolhida uma delas, Joanna faz o projeto para a renovação e Chip é o empreiteiro responsável pelas obras. O orçamento de cada família não costuma ultrapassar os 177 mil euros, 26 mil dos quais para as obras. Os móveis que são vistos no programa não fazem parte do orçamento, apenas são colocados na casa quando esta é revelada. Ainda assim, os proprietários podem comprar alguma coisa de que gostem.
Os dias em que as propriedades são reveladas começam todos com o mesmo ritual de Joanna, revelou Rachel Whyte, antiga fotógrafa do programa, à revista “Country Living”. “Nos dias de revelação, antes de começar todo o caos, a Joanna vai à casa certificar-se de que tudo está perfeito e no sítio. O Chip leva-lhe café de vez em quando e garante que ela se senta para comer um taco ao pequeno-almoço.”
Joanna pede também às pessoas que façam uma lista no Pinterest com coisas de que gostam para que, assim, ela possa perceber quais são os gostos e estilos de cada um. Muitas vezes, a designer só se encontra com os clientes em duas ocasiões, no dia em que é escolhida a casa e quando fazem uma reunião para definir o design. Contudo, trocam-se mensagens e fazem-se chamadas constantemente. Em abril deste ano estreou um spinoff, “Fixer Upper: Behind the Design”, sobre o processo criativo de Joanna.
Por cada episódio de “Fixer Upper”, os dois ganhavam 26,5 mil euros. No entanto, em setembro de 2017 anunciaram o fim do programa.
Os motivos para acabar com “Fixer Upper”
A versão oficial culpa a “exaustão” e, com cinco filhos (o mais velho com 13 anos e o mais novo de apenas meses), os Gaines precisavam de mais tempo para lhes dar atenção. Também queriam preservar a privacidade da família — a casa virou paragem turística, com dezenas de pessoas a tirar fotografias — e não estavam a conseguir gerir os 11 meses de gravações por ano.
A quinta, e também última temporada, começou a ser transmitida nos Estados Unidos no final de 2017.
“Demos tudo o que tínhamos a este programa — as lindas casas e aquelas famílias queridas — mas esta pareceu a altura certa para pararmos e respirarmos um pouco”, explicou Joanna à revista “People”.
O final foi para o ar a 3 de abril de 2018. Contudo, apesar de “Fixer Upper”, ter chegado ao fim, Joanna e Chip continuaram a fazer exatamente o mesmo mas sem câmaras atrás. A primeira casa que renovaram depois foi colocada à venda em maio por 317 mil euros.
Escândalos e multas
Em 2007 antigos sócios avançaram com uma acusação de fraude contra o casal, alegando que os Gaines os tinham convencido a vender a percentagem na empresa Magnolia Realty por apenas 2207€. Isto supostamente quando eles já sabiam que iam fazer o programa de televisão.
Já este ano, a Agência de Proteção Ambiental alertou para o facto de o casal não estar a minimizar os riscos da exposição à tinta à base de chumbo (um material que se sabe ser tóxico) nas casas que renovavam. Tiveram de pagar uma multa de 35 mil euros e rever a utilização do material.
O império dos Gaines
Ela escreveu vários livros, dois de decoração e um com receitas; ele uma biografia, “Capital Gaines: Smart Things I Learned Doing Stupid Stuff”.
A antiga loja Magnolia Market cresceu e transformou-se num espaço com um mercado, um jardim e food trucks. Também têm um negócio de arrendamentos para férias, uma revista e uma linha de produtos para casa em parceria com a cadeia de lojas Target. Em março deste ano abriram um restaurante, o Magnolia Table, em Waco. Foram eles que criaram o menu e idealizaram a decoração.
Joanna, Chip e os cinco filhos vivem numa quinta com mais de cem anos. Por lá há mais de 60 animais, como vacas, cavalos e galinhas, mas não existe uma única televisão. Quando queriam muito ver um episódio de “Fixer Upper”, Joanna e Chip faziam uma saída a dois e escolhiam um restaurante que transmitisse o programa.