NiTfm live

Televisão

A loja real de “Say Yes to the Dress” é uma atração turística em Nova Iorque

A 16.ª temporada do programa do TLC estreou em fevereiro em Portugal. Há novos episódios com histórias comoventes.
A loja abriu originalmente em 1941.

Os vestidos de sonho de todas as noivas do mundo estão juntos na mesma morada: 110 W 20th Sta — onde fica a loja Kleinfeld Bridal, em Nova Iorque, nos EUA. Este é o cenário de “Say Yes to the Dress”, um dos programas mais icónicos do canal TLC.

A 16.ª temporada estreou em Portugal a 3 de fevereiro. Há mulheres que viajam de vários pontos dos Estados Unidos (e até de fora daquele país) para encontrarem o vestido que sempre sonharam para o dia do casamento. Há quem gaste milhares de dólares em peças personalizadas ou quem tenha a sorte de encontrar pechinchas.

O programa nasceu nos EUA em 2007 e já teve várias adaptações noutros países, como na Austrália ou na Irlanda — mas nenhuma loja tem a magia da Kleinfeld Bridal, que na vida real é uma coisa completamente diferente.

O sucesso de “Say Yes to the Dress” tornou esta loja em Manhattan numa autêntica atração turística. Fãs de todo o lado aparecem diariamente, sem qualquer marcação, para ver o espaço ao vivo e experimentar vestidos — até pessoas que estão casadas há vários anos querem ter essa experiência. No Instagram a loja soma perto de 950 mil seguidores.

A Kleinfeld Bridal está habituada a lidar com isso. Até tem um quiosque à entrada da loja que vende T-shirts com a frase “Just Say Yes”. É, no fundo, merchandise quase oficial de “Say Yes to the Dress”.

Quando vemos um episódio do programa, as noivas estão completamente à vontade na loja. Têm todo o espaço que querem e uma equipa da Kleinfeld Bridal à sua mercê para ajudar nos vários passos do processo.

Na vida real, o que acontece é precisamente o oposto. A loja está totalmente lotada de clientes e o staff tem de se dividir por todas aquelas noivas desesperadas por encontrar o vestido perfeito. Conseguir um espelho livre é uma tarefa quase impossível.

Mesmo as mulheres que fizeram uma marcação têm no máximo 90 minutos para decidir se querem comprar ou não algum dos vestidos. Além disso, o espaço não é tão grande como parece na televisão — as câmaras e a edição ajudam a que a loja pareça muito maior do que na realidade é.

A Kleinfeld Bridal foi inaugurada originalmente em 1941 em Brooklyn, também em Nova Iorque. Só se mudou para Manhattan em 2005 — dois anos depois, os donos do espaço, Mara Urshel e Ronald Rothstein, aceitavam a proposta do TLC para gravarem o reality show.

O casal simpático aparece de vez em quando em “Say Yes to the Dress”. Rothstein diz sempre que adora o seu trabalho e a mulher explica como tem viajado para marcar presença em desfiles de moda e conhecer as próximas tendências dos vestidos de noiva. Parece que na vida real ambos privilegiam imenso o serviço personalizado com cada cliente.

A loja está bastante lotada nos dias normais.