NiTfm live

Televisão

“The Voice”: Diana Lucas, de onde a conhecemos e o seu passado com Aurea e Marisa Liz

A cantora de 30 anos tem três álbuns lançados e já passou por vários programas televisivos.

Cinco segundos bastaram para conquistar o júri.

A cara de Diana Lucas pode ser familiar para muitos que viram o “The Voice Portugal” este domingo, 17 de setembro, na RTP1. A voz também. Cinco segundos depois de começar a cantar “No Teu Poema”, as cadeiras de Aurea, Marisa Liz, Mickael Carreira e Anselmo Ralph rodaram todas ao mesmo tempo.

Era uma das melhores concorrentes — e a única a cantar em português — a fechar uma noite sem grandes brilhos. Ouvimos versões de temas dos The Beatles ou de Nina Simone, participantes que tocaram guitarra ou piano, momentos com lágrimas e outros com sorrisos, um par de noivos que cantou junto antes de ir para casa, algumas picardias entre jurados e até uma concorrente (Carolina Martins) que decidiu tentar a sorte no programa dos crescidos depois da participação no “The Voice Kids”.

Diana Lucas foi apresentada como uma mãe de 30 anos que gere um salão de estética com a mãe e cujo marido, militar, prepara-se para ir numa missão de seis meses para a República Centro Africana. Marcou pela reação mais emotiva da noite de um membro do júri. “Fez-me voltar atrás, sabes?”, explicou Aurea enquanto limpava as lágrimas, surpreendida pelo reencontro. Tinha conhecido a cantora no início da sua carreira, numa atuação em 2009 na MEO Arena (na altura, Pavilhão Atlântico).

“Era um concerto da banda sonora dos ‘Morangos com Açúcar’”, conta Diana Lucas por telefone à NiT. “Havia músicos a tocar os seus temas das várias temporadas, estavam lá os D’zrt, 4Taste, Just Girls, FF, Mundo Secreto, etc. Foi gravado um DVD. Eu e a Aurea éramos as únicas raparigas individuais e por isso criámos uma empatia nos ensaios e estávamos sempre juntas. Até partilhámos o camarim.” As duas mantiveram uma amizade “pouco ativa” ao longo dos anos. “Somos amigas no Facebook, damos os parabéns uma à outra por mensagem, esse tipo de coisas.”

“Vários concorrentes mais novos dizem-me que fiz parte da adolescência deles”

Diana Lucas conta que, apesar disso, não tinha preferência por ficar na equipa de ninguém. “Só queria que uma das cadeiras virasse.” Viraram todas. Por causa do passado em comum com Aurea, Marisa Liz disse logo que era na equipa da colega de júri que devia ficar — mas Mickael Carreira e Anselmo Ralph resistiram e disseram alguns dos melhores elogios da noite. “O momento que se proporcionou com a Aurea levou a que não conseguisse escolher outra pessoa”, explica a concorrente.

Apesar da experiência que tem, Diana Lucas conta que “foi um dia longo” e “estava nervosa”. “Quando se viraram todos, fiquei muito mais calma e consegui desfrutar da canção.” Era a primeira vez que estava a cantar “No Teu Poema” ao vivo. “Arrisquei um bocadinho. É um tema que sempre adorei ao longo da minha vida e continuei a ouvir. Lembro-me de uma participante do ‘Chuva de Estrelas’ tentar imitar a versão da Dulce Pontes. Não pensei que me saísse tão bem, arrepiei-me. Acho que, aconteça o que acontecer, vai ser um marco na minha carreira e vida.”

Diana Lucas lançou o primeiro álbum aos nove anos.