NiTfm live

Televisão

Cinema na quarentena: 13 filmes para ver em casa este fim de semana

Há estreias, clássicos modernos e, claro, filmes sobre vírus mortais. E não precisa de comprar bilhete.

Não é que sejam precisas muitas desculpas para se sentar no sofá a ver um filme durante o fim de semana. Bem, nem sequer há muitas alternativas, por isso o melhor é começar desde já a organizar a agenda dos próximos dois dias.

A televisão traz uma vantagem relativamente ao streaming: não corre o risco de passar uma hora à procura do filme ou da série ideal. Corremos as grelhas para escolher os melhores dos melhores que vão passar em canal aberto já na noite desta sexta-feira, sábado e domingo. Siga as sugestões da NiT.

“Capitão Phillips” — Sábado, 0h44, AXN

Em 2013, Tom Hanks decidiu voltar ao mar no papel de Richard Phillips e contar a história verídica de um capitão que vê o seu navio tomado por piratas ao largo da costa da Somália. Não ganhou nenhum Oscar mas as seis nomeações garantem que não vão ser duas horas perdidas.

“Indiana Jones e a Grande Cruzada” — Sábado, 14h, TVI

Um clássico é um clássico e não há problema nenhum em ver e rever Harrison Ford a limpar uns quantos nazis, especialmente se se tratar do segundo melhor capítulo da trilogia. E, pelo caminho, a deitar a mão ao Santo Graal.

“Fora de Controlo” — Sábado, 15h35, SIC

Está na altura de ir ao baú buscar todos os filmes de vírus, pandemias e doenças mortais. Desta vez, um vírus levado para os Estados Unidos por um macaco vai ter que enfrentar um elenco com Dustin Hoffman, Morgan Freeman, Kevin Spacey e Rene Russo.

“Aliados” — Sábado, 16h15, TVI

A fórmula parece quase infalível: juntar Brad Pitt e Marion Cotillard como protagonistas num filme passado durante a II Guerra Mundial, realizado por Robert Zemeckis. “Aliados” conta a aventura de um agente secreto canadiano e uma mulher da resistência francesa à ocupação nazi que acabam por se apaixonar — mas nem tudo nesta história é feliz.

“Creed: O Legado de Rocky” — Sábado, 18h50, Hollywood

2015 deu-nos tudo o que queríamos, o regresso da saga de Rocky. Balboa não voltou aos ringues, até porque Sylvester Stallone já não é o jovem de outros tempos. No seu lugar surge Adonis Johnson, filho de Apollo Creed, protagonizado por Michael B. Jordan, que aproveita os conhecimentos do eterno campeão para brilhar como o pai.

“The Hunger Games: A Revolta – Parte 1” — Sábado, 19h20, FOX

Jennifer Lawrence regressa ao papel de Katniss Everdeen, já depois de ter destruído de uma vez por todas os Jogos. Agora, é preciso salvar Peeta.

“Avé, César” — Domingo, 1h45, TVI

Escrito e realizado pelos irmãos Ethan e Joel Coen, o filme conta no elenco com — respire fundo — Josh Brolin, George Clooney, Ralph Fiennes, Sarlett Johansson, Tilda Swinton, Channing Tatum, Frances McDormand e Jonah Hill. Tudo para revelar a vida de Eddie Mannix (Clooney), responsável por resolver todos os problemas das celebridades de Hollywood da década de 50.

“Batman: O Início” — Domingo, 11h20, FOX

Foi o início de uma nova trilogia e também o início de uma saga de sonho realizada por Christopher Nolan, que fez renascer Batman para o cinema, desta vez com Christian Bale no papel de super-herói. E vem muito bem acompanhado de Michael Cane, Liam Neeson, Gary Oldman e Cillian Murphy.

“Melhor é Impossível” — Domingo, 14h, AXN Black

É mais um clássico moderno que não envelhece, ao contrário do seu protagonista, Jack Nicholson. Ele é Melvin Udall, um escritor com um terrível mau feitio e um irritante transtorno obsessivo-compulsivo que começa a perceber que, afinal, não é tão mau quanto julga. Ao seu lado tem Helen Hunt, com quem celebrou no palco dos Oscares de 1997: ambos ganharam o prémio para melhor performance.

“A Origem” — Domingo, 15h50, Hollywood

É o bis de Christopher Nolan neste fim de semana, desta vez com mais um êxito. Vale a pena dormir uma boa noite de sono para estar preparado para apanhar todos os truques, nuances e pistas do argumento absolutamente louco deste filme com DiCaprio no papel principal, ao lado de Joseph Gordon-Levitt, Ellen Page, Tom Hardy, Marion Cotillard e Cillian Murphy.

“Código Da Vinci” — Domingo, 15h30, SIC

Eis Tom Hanks, outra vez, agora na adaptação ao cinema do êxito literário de Dan Brown, realizado por Ron Howard. Com a companhia de Audrey Tautou, Jean Reno e Ian McKellen, o ator encarna Robert Langdon, que tenta decifrar os códigos escondidos nas pinturas de Da Vinci e, pelo caminho, desvendar muitos segredos.

“Bastille Day — Missão Antiterrorista” — Domingo, 17h45, SIC

Um filme de ação com Idris Elba no papel principal e Richard Madden do co-protagonista. Juntos, os dois agentes da CIA vão embarcar numa missão antiterrosita em França.

“Mad Max: Estrada da Fúria” — Domingo, 18h15, Hollywood

Seis Oscares, George Miller no comando, Charlize Theron no papel de Furiosa e Tom Hardy como Max. Alta velocidade, guitarras lança-chamas, um mundo apocalíptico. Não é fácil resumir a obra-prima de ação. Deixamos apenas um conselho: respire fundo antes do filme começar. Só vai voltar a recuperar o fôlego quando os créditos começarem a rolar.