NiTfm live

Televisão

Bruno Aleixo vai ter uma série de ficção na SIC Radical

A sitcom vai ter seis episódios e inclui velhas e novas personagens. É o projeto mais ambicioso da personagem.

A personagem existe desde 2008

O regresso de Bruno Aleixo à SIC Radical não acontece no habitual formato de talkshow, mas sim com uma série de ficção. O programa do cão (que era originalmente um Ewok, de “Star Wars”, mas que por causa dos direitos teve de desaparecer) vai ter seis episódios — cada um de cerca de meia hora — e chega na altura do aniversário do canal, por volta de 23 de abril.

As personagens deste universo — além de Bruno Aleixo, o Busto, o Homem do Bussaco e Renato Alexandre —, estão de volta, mas também estão prometidos novos protagonistas, diz à NiT João Moreira, um dos guionistas e a pessoa que dá a voz a Aleixo.

A história da série ainda é segredo, mas os primeiros teasers chegam em março. Neste momento, falta gravar alguns segmentos e produzir as animações. Pela primeira vez, um projeto de Bruno Aleixo foi feito em conjunto com uma produtora e com subsídios do Instituto do Cinema e do Audiovisual, o que permitiu coisas diferentes.

“Neste caso, tivemos hipótese de experimentar fazer coisas pela primeira vez.” Com o colega guionista, Pedro Santo, João Moreira pôde dedicar-se apenas ao conteúdo. “Nas primeiras vezes íamos levar em mão a cassete à SIC, vínhamos das Caldas da Rainha porque o animador era de lá.”

Bruno Aleixo foi criado em 2008 para uma série de episódios online, chamada “Os Conselhos Que Vos Deixo”. Depois, foi criado um talkshow na SIC Radical, apresentado em conjunto com Busto, uma estátua de Napoleão Bonaparte. Entretanto, foram produzidos vários spinoffs online, sendo que algumas foram exibidas mais tarde no canal da SIC.

A personagem estreou-se na rádio em 2009 com “Aleixo FM” na Antena 3. A pequena rubrica acabou um ano depois, e regressou em 2015, numa base semanal, onde ainda se mantém. E existe um site maravilhoso de botões com falas de Bruno Aleixo.