NiTfm live

Televisão

“Amnésia”: a nova série da RTP é um thriller contado em Insta Stories

É a primeira produção digital e interativa da estação pública. Conta a história de uma blogger portuguesa cujo namorado é assassinado.

Siga a história no misterioso Instagram Joana Livre.

Uma jovem blogger de sucesso acorda na manhã em que vai publicar o primeiro romance. Ao lado, na cama, está o namorado assassinado. Ela não se lembra de nada do último ano — está com amnésia pós-traumática — e vai ter de provar a sua inocência. Este é o mote de “Amnésia”, a nova série da RTP que estreia esta segunda-feira, 30 de outubro — não na televisão, mas na Internet.

A atriz Ana Vilela da Costa vai interpretar a protagonista, Joana Almeida, e Nuno Janeiro faz o papel do namorado Carlos. A investigação ao longo dos 12 episódios da série vai ser conduzida pelos inspetores Ângela (Alda Gomes) e Leonel (Marco Costa).

Joana não se consegue recordar do que aconteceu, mas existe uma misteriosa conta de Instagram que vai publicando fotografias e vídeos que permitem reconstituir a relação do casal e aquilo que poderá ter acontecido.

A conta existe mesmo — pode seguir Joana Livre no Instagram — onde vão ser publicadas as InstaStories (com duração de 24 horas) que podem provar a inocência da blogger, ou explicar por que razões mataria o namorado. Por isso mesmo, é um thriller interativo com os espectadores.

“Amnésia” é o primeiro projeto da RTP Lab feito em parceria com a produtora beActive Entertainment. Este espaço da estação pública pretende produzir conteúdos fora dos formatos habituais, quer em termos de duração, linguagem ou montagem — neste caso, filmar ao alto para as InstaStories.

A série, que foi escrita por Nuno Bernardo — que também é o realizador — e Patrícia Brásia, pode ser vista e acompanhada na RTP Play, no YouTube e no Instagram. O prólogo já está disponível.