NiTfm live

Televisão

6 imperdíveis séries espanholas para ver na Netflix

“A Casa de Papel” abriu caminho, mas já existiam algumas séries em castelhano na plataforma de streaming.e

"Las Chicas del Cable" é uma delas.

Ainda faltam alguns meses para o final de 2018, mas não temos grandes dúvidas: “A Casa de Papel” foi a série fenómeno do ano, pelo menos em Portugal e em grande parte da América do Sul e da Europa. A Netflix revelou que é a série não falada em inglês mais vista de sempre na plataforma e só está lá desde o último Natal.

O sucesso de “A Casa de Papel” tem muito a ver com o carisma da língua castelhana — quem não passou a usar a palavra “atracadores” (assaltantes) no dia a dia? E se for necessário outro exemplo, “Narcos” já nos tinha deixado com algumas catchphrases viciantes — um pouco mais agressivas, talvez.

“A Casa de Papel” deu origem a algum entusiasmo em torno de séries espanholas. Aliando isso ao facto de a Netflix procurar fazer produções originais nos vários países em que existe, deixa-nos com várias séries para ver. Algumas são bem menos mediáticas, mas não significa que não tenham qualidade.

Uma delas será “Elite”, uma história que começa com um terramoto numa escola pública. Com as instalações destruídas, os alunos são distribuídos por outros estabelecimentos, incluindo o colégio mais exclusivo de Espanha, Las Encinas.

É para lá que vão três rapazes de classe média e o choque com os miúdos ricos e descendentes de famílias importantes é inevitável. Segue-se um homicídio e as dúvidas quanto à identidade do culpado. Estreou na sexta-feira, 5 de outubro, e tem três estrelas de “A Casa de Papel”: María Pedraza, Miguel Herrán e Jaime Lorente, que é como quem diz Alison Parker, Rio e Denver.

Aliás, há vários atores que se repetem nalgumas das séries espanholas que estão disponíveis na Netflix e que reunimos neste artigo. Alba Flores e Enrique Arce também ficaram mais conhecidos em “A Casa de Papel”, mas já estavam na Netflix em “El Tiempo entre Costuras”.

Nesta série, que estreou originalmente em 2013, a protagonista é Sira Quiroga. Ela é uma costureira de vestidos que tem uma vida atribulada depois da guerra civil espanhola. O novo regime, da ditadura de Franco, é amigável ao regime nazi.

Por um lado, Sira torna-se costureira das mulheres dos oficiais alemães que estão em Madrid; por outro, ajuda os britânicos já que uma das suas melhores amigas, Rosalinda Fox, é uma espia inglesa. Pelo meio está a sua complicada vida amorosa.

Carregue na galeria para conhecer as seis incríveis séries espanholas que podem ser vistas na Netflix.