NiTfm live

Televisão

4 coisas que Leonardo DiCaprio nos ensinou sobre o planeta

O ator produz e protagoniza o documentário “Before the Flood” onde dá dicas para salvar o mundo antes que seja tarde de mais.

Tudo começa com uma pintura de Bosch, pintor holandês do século XV. Chama-se “O Jardim das Delícias” (está no museu do Prado, em Madrid) e é constituída por três painéis: Adão e Eva no paraíso, felizes e coloridos; sobrepopulação, deboche e loucura no segundo painel; o fim do mundo, tal como o conhecemos, dor, negritude, no terceiro e último. Em casa de Leonardo DiCaprio havia um poster desta pintura, mesmo junto à pequena cama do ator.

Algumas das imagens são bastante assustadoras, principalmente para uma criança pequena, mas Leonardo habituou-se.

“Before the Flood” começa assim: com uma visita ao fantástico mundo de Bosch através da sua premonição pintada de que os humanos vão arranjar maneira de acabar com este planeta.

Para fazer este documentário o ator, que começou a preocupar-se com o ambiente quando tinha cerca de 20 anos, viajou pelo mundo, conversou com líderes mundiais, de Obama ao Papa Francisco, pisou a Gronelândia, viu ursos polares e a devastação que uma exploração petrolífera provoca. Alimentou orangotangos órfãos na Indonésia, único local do mundo onde animais como rinocerontes, elefantes, orangotangos e tigres ainda vivem juntos e em liberdade.

Com “Before the Flood” Leonardo DiCaprio dá-nos um cenário muito negro e real do que se passa no mundo, bem como personagens boas e más, à semelhança de qualquer produção de Hollywood.

Do lado das más estão as grandes multinacionais sem escrúpulos que destroem o planeta em nome do lucro e os combustíveis fósseis (carvão e petróleo).

Do lado das boas estão pessoas e países que realmente se preocupam, e as energias renováveis. E se pela primeira vez toda a superfície da Gronelândia está a derreter ao mesmo tempo, por outro lado, a Suécia poderá ser o primeiro país completamente livre de combustíveis fósseis e a Dinamarca já conseguiu funcionar durante vários dias a 100% apenas com energia eólica.

Leonardo DiCaprio quer mesmo mudar o mundo e quer que todos façamos a nossa parte. No final de “Before the Flood” dá-nos dicas precisas do que podemos fazer no dia a dia para proteger o que resta do ambiente.

 

Como ajudar o mundo em quatro passos:

1. Usar apenas lâmpadas de baixo consumo;

2. Não consumir ingredientes com óleo de palma, já que é o grande responsável pela destruição das florestas tropicais do mundo. 80% da floresta da Indonésia foi destruída apenas por causa deste óleo.

3. Reduzir um quarto do consumo de carne de vaca. Consumir mais frango, peru e peixe. As vacas são bombas vivas de metano e quanto mais as consumirmos, mais vacas destruirão a atmosfera e ocuparão solo que podia ser usado para agricultura.

4. Reduzir a utilização do carro. Se for de Lisboa não vai custar nada,já que é impossível andar de carro sem ficar horas parado no trânsito.

“Before de Flood” é transmitido domingo, 30 de outubro, no canal National Geografic às 22h30, e dia 31, segunda feira, na RTP1 às 21h.