NiTfm live

Teatro e exposições

Vhils vai ter uma obra em grande destaque no aeroporto de Paris

A criação do artista português vai estar na nova gare de Orly, que fará a ligação com o centro da cidade.
Imagem retirada do Facebook de Vhils.

A nova gare de Orly, que em 2024 vai ligar o aeroporto ao centro de Paris, França, vai ter uma obra do artista português Vhils. A notícia foi avançada esta quinta-feira, 27 de fevereiro, por José Manuel Gonçalves, diretor artístico do projeto Grand Paris Express.

“Vai ser a criação que toda a gente que vai chegar a França vai ver como primeira imagem”, revelou à agência Lusa José Manuel Gonçalves, o português que chegou a França com apenas 5 anos e se tem tornado um nome incontornável no mundo das artes no país.

O projeto Grand Paris Express prevê um investimento de 35 milhões de euros nos transportes públicos da capital francesa, incluindo um alargamento de mais de 200 quilómetros no Metro de Paris, com quatro novas linhas. A acompanhá-lo estarão vários novos projetos artísticos.

Uma das novas infraestruturas será a gare de Orly, que estará concluída até 2024, ano em que se realizam os Jogos Olímpicos na cidade. Além de Vhils, houve outro artista sugerido por José Manuel Gonçalves, mas a escolha do arquiteto François Tamisier acabou por recair sobre o artista português.

“Vai ser uma obra dinâmica, imensa. Vai ser uma forma de anamorfose, que no início as pessoas vão ver umas formas muito geométricas e depois vai aparecer uma interpretação da cidade com esses monumentos”, revelou ainda José Manuel Gonçalves sobre a criação de Alexandre Farto.