NiTfm live

teatro e exposições

Um dos museus mais antigos do País reabre 12 anos depois de ter encerrado

Fica em Alcácer do Sal e foi inaugurado em 1894. Fechou em 2007 para obras de requalificação e está de volta ao ativo.
Fica em Alcácer do Sal.

O Museu Municipal Pedro Nunes, em Alcácer do Sal, é dos mais antigos do País. Foi inaugurado a 15 de outubro de 1894 e acabou por encerrar em 2007 para obras de requalificação. Reabre no sábado, 6 de abril, 12 anos depois de ter fechado, completamente renovado.

O espaço fica na Igreja do Espírito Santo e, segundo o jornal “Público”, foi durante este tempo todo adaptado às funções de museu. A exposição e todas as peças da coleção vão ser agora apresentadas de forma moderna e interativa. “Já passou a fase do museu cheio de pó”, explicou Pedro Sobral, responsável pela museologia.

Ali encontram-se referências ao rio Sado e também sobre a importante ligação que esta região teve com o Mediterrâneo há quase três mil anos. Foram feitas várias escavações na igreja e encontrados milhares de artefactos que renovaram a coleção daquele museu.

Por lá poderá agora ver escaravelhos egípcios que se usavam em fios ao pescoço, cabeças de leões fenícios que serviam para embelezar cadeiras ou móveis, cerâmica cinzenta ou placas de osso decoradas.

A praça onde fica o museu tem também o nome de Pedro Nunes, o matemático natural de Alcácer do Sal que ajudou na época dos Descobrimentos. Neste dia de inauguração será ali montada uma tenda com capacidade para 200 pessoas.

Fica no interior da Igreja do Espírito Santo.