NiTfm live

Teatro e exposições

Durante uma semana pode visitar museus e teatros à borla (com visitas aos bastidores)

É mais uma edição da iniciativa Portas Abertas — Semana de Acesso à Cultura. Lisboa, Porto, Matosinhos, Sintra, Sines, Beja e Funchal são algumas das cidades onde pode aproveitar.

O auditório da Gulbenkian é maravilhoso.

Não há tempo a perder. Entre esta segunda-feira, 18 de junho, e sábado, dia 24, decorre mais uma edição da iniciativa Portas Abertas — Semana de Acesso à Cultura. Há dezenas de museus, teatros e outros espaços culturais para visitar à borla.

A ideia, além de ter acesso gratuito, é ficar a conhecer os bastidores e perceber como funciona o trabalho destes espaços no dia a dia — cada um tem o seu horário de visita.

Em Lisboa, pode visitar o arquivo municipal e perceber o trabalho de restauração que ali é feito; conhecer os bastidores da Fundação Calouste Gulbenkian; descobrir o novo LU.CA — Teatro Luís de Camões, o teatro infantil que abriu recentemente na Ajuda; ou ver os meandros do pólo cultural Rua das Gaivotas6, casa do Teatro Praga.

Será ainda possível explorar de forma livre o Teatro Aberto, visitar o Museu Natural de História e da Ciência ou a Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial.

Se estiver no Porto, visite as Galerias Mira, a Casa Museu Marta Ortigão Sampaio, Capela de Nossa Senhora das Verdades, Casa Tait ou o Palacete dos Viscondes de Balsemão. Será ainda possível conhecer os bastidores do Teatro Nacional de São João.

A programação inclui ainda passeios ao Museu Botânico do Instituto Politécnico de Beja, o Palácio de São Lourenço, no Funchal, ou a Casa-Museu Abel Salazar, em Matosinhos. Há ainda espaços em Avis, Ovar, Santa Maria da Feira, Maia, Peniche, Sines, Sintra, Torres Novas, Vila Franca de Xira e Vila Nova de Famalicão. Conheça o programa completo da edição deste ano.