Teatro e exposições

Porto recebe primeira exposição de Anish Kapoor, mestre da arte contemporânea

Já foi inaugurada a mostra no Museu de Serralves, que tem várias esculturas.

“Sectional Body Preparing for Monadic Singularity” é uma das peças.

Nasceu na Índia, em 1954, e é um dos mais importantes artistas contemporâneos. O mestre da escultura Anish Kapoor tem agora a sua primeira exposição individual em Portugal. “Anish Kapoor: Obras, Pensamentos, Experiências” foi inaugurada no Museu de Serralves na sexta-feira, 6 de julho.

Há várias esculturas diferentes em exposição espalhadas pelo parque — e uma delas, “Language of Birds”, está em estreia absoluta. Encontre por lá também 56 maquetes diferentes feitas pelo artista ao longo dos anos.

Veja “Sky Mirror” ao vivo.

A peça “Sectional Body Preparing for Monadic Singularity” foi construída em PVC vermelho e exposta pela primeira vez no Palácio de Versalhes, em França, em 2015. Outra das obras é “Sky Mirror”, que já passou por Londres, no Reino Unido, Paris, em França, ou Mumbai, na Índia, a cidade de Anish Kapoor. É um espelho côncavo de aço inoxidável que reflete o céu.

Já a nova “Language of Birds” consiste numa escada em espiral onde uma vez por semana vai subir um perito a chamar aves, com os sons específicos para cada espécie de pássaro. Há ainda, entre outras, “White Out”, exposta no museu, que se trata de uma escultura monolítica branca.

A entrada no Parque de Serralves custa 10€ e dá acesso ao museu. Pode visitar a exposição de Anish Kapoor até 6 de janeiro.