NiTfm live

Teatro e exposições

Poetry Slam: este sábado há uma competição de poesia em Lisboa

Tanto os participantes como os espectadores não precisam de pagar para participar.
O evento acontece este sábado, 20 de abril.

É já neste sábado, 20 de abril, que pode assistir a um Poetry Slam. Nestas sessões, a palavra é o centro de tudo: os participantes levam poesia original para interpretarem nas performances que podem durar até três minutos. Quem escolhe o vencedor é um júri improvisado.

Este Poetry Slam vai decorrer entre as 22 horas e a 1 hora da manhã, no Com Calma — Espaço Cultural, em Benfica, Lisboa. O evento é gratuito, quer para participantes, quer para o público. Quem quiser competir, nem precisa de fazer uma pré-inscrição, basta aparecer.

A competição funciona por rondas. Os participantes vão sendo eliminados um após um até se chegar à grande final. Quem toma estas decisões é o júri composto por cinco elementos do público que são escolhidos aleatoriamente. As pontuações dadas a cada participante (que tem de ter mais de 16 anos) vão de zero a dez pontos.

Com um ambiente informal e descontraído, o Poetry Slam tem um apresentador que decide quem pode participar. No final da noite, o vencedor recebe um prémio especial.

“Os prémios são feitos por artistas da zona ou não, mas tentamos sempre que seja um prémio original (como a poesia), aliando projetos pessoais ou coletivos”, explica Nuno Piteira, organizador do evento, à NiT.

Os participantes têm de apresentar trabalho próprio a solo, em duo ou trio. E não são permitidos nenhum tipo de adereços ou disfarces.

Esta prática nasceu em meados da década de 80, em Chicago, nos EUA, e atribui-se a sua origem ao escritor Marc Kelly Smith.

Segundo o site oficial do Portugal Slam, “a palavra Slam refere-se hoje em dia a uma poesia autoral, escrita para ser dita. Impõe-se cada vez mais a nível internacional como um meio de expressão artístico e popular”. Existem vários circuitos europeus e mundiais.