NiTfm live

Teatro e exposições

Já pode passear pelo Palácio de Versalhes, em França, sem sair de casa

O Google Arts & Culture leva o utilizador numa viagem virtual guiada pelo icónico monumento francês.
A realidade virtual chegou ao Palácio de Versailles.

A partir de agora, todas as mentes curiosas do mundo passam a ter acesso aos corredores do Palácio de Versalhes, em França, sem terem que sair de casa. É que o Google Arts & Culture disponibiliza exposições com os pertences do castelo e acaba de lançar uma aplicação de realidade virtual.

Esta aplicação leva os participantes numa viagem imersiva (e privada) com imagens com ultra-resolução pela arquitetura, as obras de arte e os artefatos preciosos do palácio francês, que fica na cidade de Versalhes (a menos de 20 quilómetros de Paris). Da Sala dos Espelhos ao Quarto do Rei, “Versailles: o palácio é seu” é resultado do maior registo de imagens já feito no espaço, cobrindo as seis salas mais famosas do castelo, mais de 21 quartos e mais 36 mil metros quadrados — uma dimensão equivalente a cinco campos de futebol. 

Ao todo, são 18 exposições que permitem aos visitantes ter uma maior proximidade com o espaço e ver de perto as obras de arte de alguns dos maiores artistas dos últimos séculos espalhadas por Versalhes. Entre os temas escolhidos pelos curadores, está “o olhar sobre a gastronomia e a comida requintada desfrutada pelos residentes do Palácio”.