NiTfm live

Teatro e exposições

Foi pintado um mural incrível de “Joker” na Linha de Sintra

É da autoria de dois artistas portugueses e é uma homenagem ao vilão que tem estado em grande destaque.
O filme estreou a 3 de outubro.

“Joker” já está na história de 2019 como um dos grandes filmes do ano. A produção realizada por Todd Phillips relata as origens daquele que é um dos vilões mais adorados de sempre — e o trabalho do ator protagonista Joaquin Phoenix tem sido muito elogiado. 

Aquele que já é um dos filmes mais lucrativos do ano, será certamente um dos maiores candidatos à época de prémios que vai chegar nos últimos meses do ano (e nos primeiros de 2020). Já bateu o recorde de filme para maiores de 18 anos mais visto de sempre em todo o mundo — só em Portugal tinha sido visto por mais de 670 mil pessoas até 28 de outubro.

Foi pintado por Styler e Joker.

Uma das melhores homenagens foi pintada por volta dessa altura. Trata-se de um mural na Linha de Sintra, em Agualva, no Cacém, que tem o rosto de Joaquin Phoenix como Joker — pintado a rigor, como no filme — além das letras com o próprio nome da personagem e da produção.

Foi pintado por dois artistas portugueses, Styler e Joker, num trabalho que durou cerca de nove horas. Se a quiser ver de perto — e ao vivo — está na Rua Fonte do Penedo. 

Styler fez o rosto de Joaquin Phoenix — e Joker desenhou as letras que compõem o próprio nome artístico. Escolheram as cores em conjunto. “Quis fazer o Joker pois nunca o tinha feito numa parede — e já tinha a ideia de fazer este retrato com o meu amigo que assina como Joker há muitos anos”, conta à NiT João Cavalheiro, o nome real de Styler.

E acrescentou: “Ainda não tive oportunidade de ver o filme mas gostei imenso do filme anterior a este com o Joaquin Phoenix.”

O mural já soma mais de 2380 gostos na publicação de Styler na sua conta oficial no Instagram. Na foto pode-se ver o artista Joker (com uma máscara da personagem) deitado por cima do muro em Agualva.

João Cavalheiro faz graffiti desde 2004 e recentemente outro trabalho seu chegou a todo o mundo. Foi um retrato de Snoop Dogg pintado em 2017 em Rio de Mouro que o próprio rapper americano partilhou nas suas redes sociais. O olho humano é um elemento que está bastante presente na sua arte, que é possível ir acompanhando no Instagram.

Leia ainda a crítica da NiT a “Joker”, descubra a história real que inspirou esta personagem e saiba de que forma Jared Leto tentou sabotar este filme com Joaquin Phoenix. Além disso, leia o artigo sobre como o ator principal teve de perder 23 quilos para o papel.