NiTfm live

teatro e exposições

No novo museu de Cascais vai aprender toda a história da vila

É inaugurado este sábado e revela o passado da localidade desde o período Neolítico até ao início do século XX.
Fica no edifício dos dos Paços do Concelho.

Cascais tem um novo museu para saber tudo sobre a história da vila. É no piso térreo do edifício dos Paços do Concelho que reabre este sábado, 26 de outubro, o espaço museológico. O objetivo é revelar a história da localidade desde o período Neolítico até ao início do século XX, tudo com novas tecnologias e a um percurso muito mais interativo.

Há projeções 3D e um quadro animado com o rei D. Carlos I logo à entrada do Museu da Vila que mostra alguns artefactos pré-históricos, como taças e sandálias, e até vestígios do período romano. Irá conhecer a evolução que Cascais teve desde a altura que se tornou autónoma, quando passou a ser destino de praia e zona de convívio para a família real.

Há vários painéis interativos pelo espaço.

Os visitantes têm ainda a possibilidade de tirar fotografias como se estivessem em 1900, ouvir um rádio dos anos 30 e utilizar os diversos painéis interativos que estão espalhados durante o percurso. Há ainda uma zona de cinema com várias imagens históricas cedidas pelo Arquivo Nacional de Imagens em Movimento e pelo Arquivo da RTP.

No final pode passar pela loja do museu, espaço que recebeu uma mercearia no século XX e foi totalmente recuperado. E mesmo ao lado do novo Museu da Vila, podem ser vistas as cetárias romanas, na Rua Marques Leal Pancada

Estas peças, utilizadas para a produção e transformação de artigos piscícolas, como molhos de peixe, foram recuperadas e fazem parte do espólio histórico de Cascais.