Teatro e exposições

Museu de Lisboa tem exposição sobre a calçada portuguesa

Entre 19 de abril e 24 de setembro, pode conhecer a história dos vários padrões que, ao longo dos anos, têm revestido o chão da cidade.

A exposição apresenta uma evolução, ao longo dos anos, da calçada de Lisboa.
Em exibição estão disponíveis mosaicos romanos.
E exemplares de calçada em seixo rolado.

A calçada portuguesa é uma das maiores atrações turísticas de Lisboa. Em 2016, foi aprovada pela Câmara Municipal de Lisboa uma proposta para tornar este pavimento parte do Património da Humanidade. Entre 19 de abril e 24 de setembro, vai poder ver, com mais detalhe, exemplares únicos da calçada portuguesa e de outros pavimentos históricos no Torreão Poente, na Praça do Comércio.

“Debaixo dos Nossos Pés — Pavimentos Históricos de Lisboa” é o nome da proposta de Lídia Fernandes, Jacinta Bugalhão e Paulo Almeida Fernandes (os comissários da exposição) que demonstra, através de estudos arqueológicos, os vários padrões, técnicas e materiais presentes na calçada portuguesa, desde o século V a.C até aos dias de hoje.

Em declarações à NiT, a arqueóloga Lídia Fernandes explica que a exposição pretende “dar a conhecer uma visão diacrónica da pavimentação da cidade de Lisboa, ou seja, começando do mais antigo até meados do séc. XX”.

Em exibição estarão alguns exemplos do pavimento em mármore importado do Alentejo e utilizado em 57 d.C na zona central do Teatro Romano — que hoje é a Praça do Comércio — e, ainda, um pavimento em terra queimada do século V a.C, um dos exemplares mais antigos da exposição.

O objetivo principal é explicar e mostrar as várias alterações do chão de Lisboa, que se tem adaptado ao longo dos anos à vida dos portugueses.

Cada bilhete custa 3€. A exposição vai estar aberta até 24 de setembro, de terça a domingo, das 10 às 18 horas.

Quero sugerir uma alteração ao texto ou enviar uma mensagem ao autor deste artigo