NiTfm live

Teatro e exposições

Maria do Céu Guerra recebe prémio de melhor atriz da Europa

Foi reconhecida pelo Festival Internacional de Teatro – Actor of Europe esta quarta-feira, 3 de julho.
A melhor atriz da Europa.

A portuguesa Maria do Céu Guerra vai receber o prémio de melhor atriz da Europa dado pelo Festival Internacional de Teatro – Actor of Europe. A notícia foi dada pela companhia teatral A Barraca esta quarta-feira, 3 de julho. A distinção será entregue no próximo sábado, 6 de julho, durante a abertura do evento, que vai acontecer no Lago de Prespa, nos Balcãs, na fronteira entre a Macedónia, a Albânica e a Grécia.

Desde 2003 que um comité se dedica a reconhecer a trajetória artística de uma personalidade do teatro e o seu contributo para a memória coletiva da civilização europeia com a atribuição do prémio de honra Actress of Europe. Em comunicado, A Barraca refere que o prémio dado a Maria do Céu Guerra “reconhece o enorme mérito do trabalho teatral e humanista de uma das figuras maiores do teatro e da cultura em Portugal”.

Em 1943, a atriz começou a frequentar a licenciatura de Filologia Românica na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde passou a interessar-se pelo teatro e fez parte do grupo fundador da Casa da Comédia. Na década de 60 tornou-se profissional no Teatro Experimental de Cascais, onde participou num vasto conjunto de peças dirigidas por Carlos Avilez. Em 2015, o desempenho no filme “Os Gatos Não Têm Vertigens“, de António-Pedro Vasconcelos, valeu-lhe um Globo de Ouro de Melhor Atriz de Cinema e o Prémio Sophia na mesma categoria.