NiTfm live

Teatro e exposições

Margem Sul vai receber exposição épica dedicada aos Beatles (com entrada grátis)

O evento também vai ter concertos e uma vertente literária — tudo isto vai acontecer num único dia.
O evento começa às 21h30.

Fãs de Beatles, cancelem tudo o que tinham marcado para a noite de 6 de dezembro, uma sexta-feira. A ADAO — Associação Desenvolvimento Artes e Ofícios, no Barreiro, vai receber um incrível evento de homenagem à lendária banda britânica.

Neste único serão, vai poder visitar uma exposição de objetos raros e curiosos, desde guitarras a papel higiénico dos estúdios de Abbey Road. Também vai estar exposto um tijolo da degradada Estalagem do Gado Bravo onde Paul McCartney e Jane Asher estiveram em 1965, além de uma maçã que a Apple ofereceu em 1995 em Londres no lançamento da “Anthology” e que tem sido conservada até agora no congelador de um frigorífico doméstico.

O espaço vai receber outra mostra, que terá a coleção completa das capas portuguesas dos EP dos Beatles, além de todos os grupos nacionais que gravaram versões da banda britânica nos anos 60.

A sessão dedicada aos Beatles vai acolher também a apresentação do livro “Caro Jó”, uma crónica social dos anos 60 registada por Luís Pinheiro de Almeida, feita por José Pacheco Pereira. Além disso, o declamador José Zaluar vai ler um par de cartas para tornar o momento ainda mais especial.

Para assinalar o 50.º aniversário do icónico disco “Abbey Road”, o historiador Filipe Barroso vai falar sobre o álbum, enquanto o músico e produtor Francis Mann vai explicar em detalhe como os Beatles construíram este trabalho.

Vai haver concertos de Fast Eddie Nelson e Francis Mann, Paulo Bastos e Duarte Vilardebó Loureiro, além de um DJ set de Luís Filipe Barros — não vão faltar Beatles, claro.

A entrada é gratuita para todo este evento, que começa pelas 21h30 e que é organizada em parceria com a Associação Cultural Ephemera.