NiTfm live

Teatro e exposições

Lx Factory recebe um mercado exclusivo com dezenas de artistas nacionais

O Merc'art volta para a quarta edição entre 22 de outubro e 1 de dezembro — desta vez, também há obras internacionais.
A entrada é gratuita.

Entre 22 de outubro e 1 de dezembro, a Lx Factory, em Lisboa, vai transformar-se num mercado de fotógrafos, ilustradores, street artists, designers e pintores, que apresentam as suas obras para serem vendidas ao público. Esta é a quarta edição do Merc’art, que conta com 24 nomes reconhecidos nestas várias áreas.

Desde 2016 que o objetivo do projeto — desenvolvido por Alexandra Quadros — tem sido mostrar a arte portuguesa ao resto do mundo. No entanto, este ano a exposição foi também aberta a artistas internacionais que “têm escolhido Portugal para viver ou investir”, explica. Por lá, vai encontrar obras inéditas, criadas especialmente para a ocasião.

Este ano, há nomes como os portugueses Storytaylors; Cale Atkinson e Jessica von Innerbner, do Canadá, que fazem ilustrações para a Disney e Marvel; Cássio Markowski, artista visual brasileiro que se dedica a retratar a realidade do seu país; ou FalcaoLucas e Danny Ivan, portugueses que trabalham para empresas como a Apple, Starbucks e Republic Records.

O projeto pretende agora incentivar a produção artística e criar oportunidades para se estabelecerem parcerias entre artistas, marcas e empresas.

A entrada no Merc’art é livre, Pode conhecer melhor o projeto através do site oficial, onde também estão à venda obras de vários artistas nacionais e internacionais com a curadoria de Alexandra Quadros.