NiTfm live

teatro e exposições

LUZA Festival começa esta quinta-feira no Algarve

Após uma estreia de sucesso no ano passado, o festival regressa a Loulé entre os dias 1 e 3 de novembro.

Instalações e atividades em Loulé.

A segunda edição do LUZA Festival, ou Algarve International Festival of Light, começa já esta quinta-feira, 1 de novembro, em Loulé, onde ficará até dia 3, sábado.

Após a estreia de sucesso no ano passado, o festival volta com algumas iniciativas semelhantes às da edição anterior. A mais relevante é a Torch Light Parade, uma parada de luz que será a atividade de abertura do festival e que conta com a participação do público e de alguns artistas.

O acesso a todas as instalações é gratuito, exceto na Torch Light Parade, onde é cobrado um bilhete com preço simbólico para cada visitante adquirir as tochas (o valor arrecadado será doado para uma instituição social do concelho de Loulé).

Depois, os visitantes podem percorrer as ruas do Centro Histórico para observar as instalações e obras de luz nos monumentos, e isto com o comércio da cidade aberto em permanência durante o evento.

Este ano, o LUZA terá ainda novidades na programação, como workshops e exposições. No dia 2 de novembro, durante a manhã e a tarde, acontece ainda o LUZA Kids – Lumo meets Precious Plastic, uma demonstração para as escolas com transformação do plástico em peças artísticas. Após a abertura das instalações, este espaço estará disponível para receber o público, que só precisa de levar tampas ou mesmo garrafas de plástico limpas.

O LUZA apresenta também uma exposição, “See the Light”, sobre Light Painting, com a artista Kim Von Coels.