NiTfm live

Teatro e exposições

Lisboa vai ter um “Passeio da Fama” para homenagear os atores do teatro

Vai ficar na Praça da Alegria, na freguesia da cidade com mais teatros por metro quadrado.
Vai ficar na Praça da Alegria, junto da Avenida da Liberdade.

Na Hollywood Boulevard, em Los Angeles, nos EUA, há o famoso “Passeio da Fama” onde as grandes personalidades têm uma estrela com o seu nome. Lisboa vai ter uma zona semelhante a partir desta quarta-feira, 27 de março.

Vai servir para homenagear os grandes atores de teatro e irá ficar na Praça da Alegria. Os nomes vão ficar inscritos a preto na calçada portuguesa. Entre eles estão os de Nicolau Breyner e Laura Alves.

Numa primeira fase este memorial terá 35 nomes — mas o objetivo é que o número cresça ao longo dos anos. “Queremos iniciar uma tradição na cidade, mas este não é um projeto fechado”, explicou ao “Jornal de Notícias” o presidente da Junta de Freguesia de Santo António, Vasco Morgado, o responsável pela iniciativa.

“A ideia é criar nesta freguesia, que é a que tem mais teatros por metro quadrado em Lisboa, um espaço para que, pelos anos fora, sejam inscritos os nomes de grandes personalidades do espetáculo.”

Na cerimónia de inauguração deste passeio da fama estarão presentes Carlos Cunha, Carla Chambel, Carlos Paulo, Diogo Infante, Fernando Mendes, José Raposo, Maria Rueff, Marina Mota e Vera Mónica, entre outros.

Na freguesia lisboeta de Santo António é onde ficam o Teatro Tivoli BBVA, o Cinema São Jorge, o antigo Cinema Condes, o Maxime, o Fontória e, claro, os teatros do Parque Mayer: o Capitólio, o Variedades (que está a ser renovado), o Maria Vitória e o ABC.