NiTfm live

Teatro e exposições

Lisboa recebe exposição enorme de Banksy — e é diferente da que esteve no Porto

“Banksy: Genius or Vandal?” pode ser visitada a partir de meados de junho em Belém.
A mostra fica patente até outubro.

Faltam dois meses para ser inaugurada aquela que promete ser a maior exposição de sempre de Banksy em Portugal. Chama-se “Banksy: Genius or Vandal?” e vai poder ser visitada a partir de 14 de junho na Cordoaria Nacional, na zona de Belém.

A mostra inclui mais de 70 obras originais cedidas por vários colecionadores privados que ao longo dos anos foram adquirindo os trabalhos do artista urbano britânico cuja identidade se desconhece. Há esculturas, instalações, vídeos e fotografias.

A exposição vai estar em Lisboa até 27 de outubro. Os bilhetes serão colocados à venda no sábado, 20 de abril, a partir das 10 horas — estarão disponíveis no site da promotora Everything is New e ainda não foram revelados os preços.

“Banksy: Genius or Vandal?” já esteve em Moscovo e São Petersburgo, na Rússia, e em Madrid, a capital espanhola. Foi visitada por mais de 600 mil pessoas.

Esta não é a mesma mostra que esteve no Porto no início do ano, na Alfândega do Porto. Na altura foi anunciado que essa exposição iria passar pela capital portuguesa — mas ainda não houve novidades.

“Banksy’s, Dismaland and Others” tinha várias imagens captadas pelo fotógrafo Barry Cawston a retratar as obras do artista, sobretudo do parque temático satírico Dismaland. Um repórter da NiT passou por lá — mas ficou desiludido.