NiTfm live

Teatro e exposições

Já fomos visitar a incrível exposição sobre a vida secreta dos intestinos

Está em Lisboa até ao verão do próximo ano e faz uma viagem completa às entranhas do ser humano.
Pode ser visitada até agosto de 2020.

A nova exposição do Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, pretende desmistificar e explicar melhor temas que, em público, normalmente optamos por falar com alguma discrição (e com um volume de voz mais baixo).

Dos gases às hemorróidas, das fezes às bactérias, o grande destaque aqui são os intestinos — e a importância deles para o nosso organismo. “Pum! A Vida Secreta dos Intestinos” propõe uma viagem às entranhas e está disponível desde meados deste mês de outubro. Pode visitá-la no Parque das Nações até agosto do próximo ano.

A mostra oferece uma perspetiva bastante educativa sobre tudo isto, e foca-se na forma como os intestinos condicionam o nosso bem-estar físico e mental. Além disso, os visitantes recebem dicas de como podemos ajudar a melhorar todo o processo de digestão.

Tudo começa pelo início: a boca. O visitante fica a saber qual é o papel de cada órgão no processo de digestão — e até há um tubo digestivo verdadeiro (mas totalmente limpo, não se preocupe) para que o possa observar com mais atenção.

Também é abordada a forma como o cérebro comunica com os intestinos — a relação direta entre os dois (ou três) órgãos — e a forma como a informação é transmitida.

Outra secção foca-se nas intolerâncias alimentares e alergias, um tema que tem sido cada vez mais falado ao longo dos anos, à medida que a sua relevância tem crescido.

As bactérias — as boas, que são essenciais para a flora intestinal e para a defesa do organismo, e as más — têm ainda uma área dedicada a elas. Digamos que a diversidade é o melhor que pode haver.

Outra parte da exposição tem sanitas e explica qual é a melhor forma para as usar. Os especialistas recomendam o uso de um pequeno banco de apoio para os pés para tornar a experiência mais rápida e eficiente (além de saudável).

“Pum! A Vida Secreta dos Intestinos” está disponível de terça a sexta-feira, entre as 10 e as 18 horas, e aos fins de semanas e feriados, das 11 às 19 horas. Os bilhetes, à venda no local, variam entre os 6€ e os 9€.

Carregue na galeria para ver imagens da exposição do Pavilhão do Conhecimento.