NiTfm live

Teatro e exposições

Há uma nova galeria de arte ao ar livre em Matosinhos

Fica no Centro Empresarial da Lionesa. Estão por lá duas exposições e uma instalação.
Chama-se Open Air Gallery.

Nasceu uma galeria de arte a céu aberto em Matosinhos. Chama-se Open Air Gallery e pode ser visitada de forma livre, sem pagar nada. O projeto está localizado no Centro Empresarial da Lionesa. Estão por lá duas exposições e uma instalação até ao final de dezembro.

“OPO Street Art Evolution” encontra-se nos corredores técnicos da Lionesa e conta a história da street art na região. Já “Fábrica” é uma instalação do designer João Machado que, através da arte gráfica de grande escala, relata a história da própria Lionesa.

Por fim, há uma exposição do famoso Amadeo Souza-Cardoso, composta por reproduções de obras do pintor e outros documentos para dar a conhecer o trabalho deste artista que tanto marcou o movimento modernista.

O centro empresarial existe desde 1944 e começou por ser uma fábrica de seda. Atualmente acolhe várias empresas modernas, como a Uber, a Farfetch e a Livesolutions. 

O mural da Rua da Lionesa é a maior zona de graffiti do Norte do País. Foi inaugurada em 2014 e reuniu dez artistas de arte urbana para ilustrar 1400 metros quadrados.